Higiene E Profilaxia M Dulo

2119 palavras 9 páginas
E S C O L A A P L I C A Ç Ã O
CNPJ: 15.155.395/0001-79
Autorização: Parecer: CEE-174/14 Res. CEE-73/2014 - D. O. 08/10/2014
Habilitação em Técnico de Enfermagem
Endereço: Rua Salvador, nº 409
Itapetinga-Ba

HIGIENE E PROFILAXIA

Professora: Déborah Fróes de Oliveira

Objetivo da matéria: Fornecer noções básicas de higiene e profilaxia para possibilitar ao profissional técnico de enfermagem, melhor aptidão em sua atuação, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo.

Introdução
Conceitos:
Higiene provém da palavra grega HIGÉIA, deusa mitológica grega que ajudava o pai, Esculápio, a ensinar o povo os meios de manter a saúde, sendo então intitulada a deusa grega da saúde. É a parte da medicina que estuda os meios próprios para conservar a saúde, permitindo o funcionamento normal do organismo e a harmonização das relações entre o homem e o meio no qual vive. Profilaxia é a aplicação de meios que tendem evitar doenças ou contágios. As medidas profiláticas interompem a interação entre o agente causador da doença e o organismo. Alguns exemplos de doenças sujeitas a profilaxia são peste bubônica, hepatite, verminoses, DSTs, infecções hospitalares. Higiene e profilaxia estão intimamente ligadas, pois a higienização, em todas as suas formas, evita a transmissão e/ou contágio por agentes infecto-contagiosos, logo é uma medida profilática.

Higiene

Inicialmente, discorreremos sobre os principais meios de que dispomos para ter ou manter uma saúde adequada, tanto individual como coletivamente, segundo uma perspectiva que privilegia a saúde da coletividade.
Muitas pessoas acreditam que para se ter saúde basta manter uma boa alimentação e evitar vícios que afetam o organismo. Outras, que a saúde depende de acesso a bons serviços de prestação de assistência pública ou privada.
Apesar de esses fatores - e muitos outros, em conjunto – serem indispensáveis para alcançarmos condições ideais de vida com saúde, faz-se necessário

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas