Higiene e manipulação de alimentos

A contaminação através de alimentos é apontada como uma grande causa dos problemas de saúde no mundo todo. É necessário que existam leis que tratem do controle higiênico e sanitário de alimentos paraque seja possível garantir segurança.
Embora a contaminação dos alimentos possa ter várias origens, desde o plantio até o consumidor final, a inadequada manipulação durante o processamento e adistribuição é uma das principais causas de disseminação de contaminação de origem alimentar. Assim, fica evidenciada a relação alimento - ambiente - manipulador de alimentos. Ultimamente, osmanipuladores recebem grande atenção tanto dos profissionais da nutrição como os da vigilância sanitária. Para manter o controle microbiológico da produção de refeições, as empresas que produzem ecomercializam alimentos estão obrigadas, desde 1993, a efetuar um conjunto de procedimentos técnicos denominado Análise de Perigos em Pontos Críticos de Controle. Cabe aos responsáveis pelo setor de produção dealimentação assegurar as condições de higiene das matérias-primas, das instalações, dos manipuladores e das técnicas de preparo.
Além de procedimentos de higiene dos manipuladores, dosequipamentos e setores estarem bem descritos, é fundamental a utilização de produtos de higiene e limpeza de qualidade e procedência.
Alguns estabelecimentos ainda hoje não têm condições de garantirtotal segurança dos produtos que fornecem. É comum a ocorrência de contaminações nos alimentos prontos, principalmente aqueles que são servidos crus ou que sofrem manipulação após o seu preparo. Paraque esses problemas sejam minimizados, o contínuo investimento em treinamento de manipuladores é essencial.
Além de procedimentos de higiene dos manipuladores, dos equipamentos e setores estarembem descritos, é fundamental a utilização de produtos de higiene e limpeza de qualidade e procedência.
Alguns estabelecimentos ainda hoje não têm condições de garantir total segurança dos...
tracking img