Higiene Odontologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Higiene Odontológica



Introdução

Odontologia ou medicina dentária  é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático – compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.
Trataremos deste assunto de forma breve e com base em pesquisas feitas em artigos odontológicos.
No decorrer doassunto verificar-se-á juntamente com os instrumentos utilizados a fim da higienização bucal, as definições, consequências e tratamento das doenças ocasionadas pelo mau procedimento higiênico.Métodos utilizados para higiene bucal:

Manter uma boa higiene bucal é uma das atitudes mais importantes que podemos fazer por nossos dentes e gengivas. Dentes saudáveis não permitem apenas bem-estar, mastambém torna possível que comamos e falemos adequadadente. Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total.
Existem passos simples que não só podem como devem ser tomados para redução drástica do risco de se desenvolver problemas dentários, tais como:
Escovação e uso de fio dental regularmente após as refeições;
Uso de produtos que contenham flúor (enxaguantes bucais, pasta de dente, etc.)Visitar seu dentista a cada seis meses, mesmo não sentindo dor.
Um cuidado diário preventivo que inclui uma escovação e uso de fio dental corretos, ajuda-se a travar os problemas que surjam antes que evoluam e é muito menos doloroso, dispendioso e incomodativo que os tratamentos dentários.

Instrumentos utlizados para higiene dental diária:

Escova de dentes: Promove associada ao cremedental, a limpeza, a proteção e uma maior durabilidade dos dentes. Recomenda-se utilizá-la sempre após qualquer refeição para a manutenção de uma boa dentição. Já estão disponíveis no mercado escovas automatizadas que diminuem o esforço físico do usuário na hora da escovação, garantindo uma maior comodidade no procedimento. Porém, ainda é bastante comum a utilização da escova manual.
As escovas maciassão mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve ter também a cabeça pequena com cerdas arredondadas e de mesmo tamanho, para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores, devendo ser trocada a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muitoimportante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
No caso das crianças, são recomendadas as escovas de cerdas macias, cabo anatômico, boa empunhadura e poucas reentrâncias. Por isso, é fundamental usar de bom critério na hora da aquisição de uma escova tendo em vista a variedade de modelos disponíveis.
- Comousar:
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Fio Dental: Deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia. O usoda escova de dente, por mais eficiente que seja não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes, e isso só é alcançado com a utilização do fio ou fita dental. Usados de maneira adequada, o fio dental remove grande parte da placa bacteriana presente abaixo e acima da gengiva (biofilme sub e supra-gengival).
O uso do fio dental ou fita dentária é recomendado pode ser utilizado tantoantes como após a escovação.
O mercado, atualmente, oferece uma grande variedade de marcas de fios/fitas dentários, inclusive alguns que contêm flúor.
É importante que o tipo escolhido passe entre os dentes com suavidade e sem desfiar, penetrando na gengiva de forma delicada. A cada espaço entre dois dentes, é recomendado o uso de um novo pedaço limpo do fio.

- Como usar:
Enrolar...