Higiene ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário





1- Introdução------------------------------------------------------------------------------------1
2- Evolução da higieneOcupacional----------------------------------------------------3
3- Conclusão------------------------------------------------------------------------------------51
Introdução
Desde seu aparecimento na Terra, ohomem está exposto a riscos, os quais não têm controle, conseqüentemente está exposto a acidentes. Ao longo dos anos, foi desenvolvendo novas tecnologias, as quais facilitam a execução das suasatividades, mas por outro lado trazem novos riscos, sujeitando o homem a acidentes e doenças decorrentes desse processo.
Pela história já estudada, a preocupação com acidentes e doenças do trabalho surgiu naGrécia com Hipócrates, que analisou e referenciou os efeitos do chumbo á saúde humana. No Antigo Egito e no mundo Greco-Romano, já existiam estudos e realizados por leigos e médicos, relacionados àsaúde e ocupações.
Após a Revolução Mercantil no século XIV, o conhecimento deste assunto teve uma progressão, com os estudos de médicos como Ulrich Ellenbog, Ysbrand Diemerbrock, George Bauer eParacelso, o último, escreveu a primeira monografia específica sobre a relação do trabalho e doença, com assunto sobre métodos de trabalho e substâncias manusead,as, principalmente as intoxicações pormercúrio.
Contudo, com todos os trabalhos desenvolvidos pelos médicos da época, o interesse de proteger os operários no seu ambiente de trabalho só veio ganhar força no século XIX com a Revolução Industrial.Com os novos inventos que estavam surgindo na época, os quais multiplicavam a produtividade do trabalho, foram surgindo também uma nova base capitalista mercantil que originaram uma nova classe...
tracking img