Higiene hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A secção de higiene hospitalar executa e garante a qualidade da limpeza e desinfecção das unidades hospitalares, proporcionando bem-estar, conforto e segurança aos pacientes e equipas de saúde, alem de manter o ambiente adequado à execução das actividades hospitalares.

As infecções hospitalares são as mais frequentes e importantes complicações ocorridas em pacientes hospitalizados.No Brasil, estima-se que 5% a 15% dos pacientes internados contraem alguma infecção hospitalar. Uma infecção hospitalar acresce, em média, 5 a 10 dias ao período de internação. Além disso, os gastos relacionados a procedimentos diagnósticos e terapêuticas da infecção hospitalar fazem com que o custo seja elevado.

A epidemiologia e a prática do controle das infecções hospitalares são disciplinasdinâmicas que estão sofrendo evolução constante. O conhecimento dos mecanismos de transmissão, aliados a ampliação dos recursos diagnósticos laboratoriais, delineara medidas objectivas para o controle. Entre os principais meios de prevenção incluem-se a lavagem de mãos, isolamento de doenças transmissíveis e medidas específicas para cada sítio de infecção. A prevenção das infecções hospitalaresdeve constituir o objectivo de todos os profissionais de saúde.



The section runs hospital hygiene and ensures the quality of the cleaning and disinfection of hospitals, providing welfare, comfort and safety to patients and health teams, in addition to maintaining a suitable environment for the implementation of hospital activities.

Hospital infections are the most frequent and importantcomplications occurring in hospitalized patients. In Brazil, it is estimated that 5% to 15% of hospitalized patients contract a hospital infection. A hospital infection adds, on average, 5 to 10 days the period of hospitalization. In addition, costs related to diagnostic and therapeutic hospital infection cause the cost is high.

The practice of epidemiology and control of nosocomial infectionsare dynamic disciplines who are suffering constant evolution. Knowledge of the mechanisms of transmission, coupled with expansion of laboratory diagnostic resources, outline objective measures for control. Among the main means of prevention include hand washing, isolation of infectious diseases and specific measures for each site of infection. The prevention of nosocomial infections
should be thegoal of all health professionals.


Introdução

A limpeza hospitalar é uma das medidas eficazes de prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. A disseminação de vírus, de bactérias e de diversos fungos se da através do ar, da água e das superfícies inanimadas. A limpeza e a desinfecção com um desinfectante são eficazes em reduzir a infecção cruzada, veiculada peloambiente.

A água por si só, não faz a limpeza de forma eficiente, ela não e bem absorvida pela superfície onde e aplicada (formação de gotas). Para melhorar a eficiência da água na remoção da sujeira adicionam-se a ela substâncias, como o sabão ou detergente, de tal modo que ela se espalhe, promovendo o contacto mais íntimo com a superfície a ser limpa.

As paredes, janelas, portas e tetostem pouca relação com a transmissão de infecção hospitalar. A limpeza de rotina e necessária, mas não exige uma frequência tão grande como o piso, o mobiliário e os equipamentos. Deve ser estabelecida uma rotina de limpeza periódica, de acordo com a área hospitalar em que se encontram e sempre que houver sujidade visível.

Infecção hospitalar ou infecção nosocomial: é qualquer tipo de infecçãoadquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver directamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.
Há mais de vinte anos, a infecção hospitalar era um fantasma que pairava nos quartos e corredores dos hospitais, assombrando apenas os médicos e enfermeiros. A agonia sofrida pelo ex-presidente...
tracking img