Higiene dos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Higiene dos Alimentos
A higiene representa asseio e principalmente limpeza, tendo uma relação direta com a saúde e o bem estar dos indivíduos.
Higiene dos Alimentos: é um conjunto de ações que visa a proteção dos alimentos, inibição e multiplicação dos microrganismos e destruição dos micróbios patogênicos. Entre vários fatores responsáveis pela higiene dos elementos, podemos citarregras básicas devem ser seguidas e observadas durante a manipulação dos alimentos que são elas:
1. A escolha do produto de boa qualidade, higienizados, insetos de muita contaminação como moscas, formigas e corpos estranhos.
2. Cozinhe bem os alimentos de acordo com os critérios adequados de tempo e temperatura.
3. Guarde sempre com bastante cuidado os alimentos cruz e cozidos nos locaisadequados e com as temperaturas adequadas.
4. Diminua ao mínimo o tempo de espera do alimento.
5. Quando reaquecer os alimentos e já preparados, faça de maneira adequada.
6. Evite sempre que possível e o contato entre cru e cozido.
7. Observe a higiene dos manipuladores e ambiente.
8. Mantenha sempre os fora do alcance dos insetos e outros animais que possam contaminar os alimentos.
9. Sempre quepossível higienizar e desinfetar corretamente as superfícies, equipamentos e utensílios
10. Utilize sempre água potável ao lavar os alimentos.









03
Desenvolvimento
Durante o armazenamento dos alimentos e preparo dos alimentos alguns cuidados precisam ser tomadospara que a refeição seja nutricionalmente segura e livre de microrganismo patogênico que causam doenças, como a intoxicação e a intoxicação alimentar.
Cuidados na estocagem dos alimentos
• Os vegetais e hortaliças limpos e sanitizados devem ser guardados na geladeira de preferência nas gavetas inferiores onde a temperatura é própria para conservação destes gêneros até que apresentem sinaisdeterioração e sejam descartados como vegetais, folhosos por exemplo, ficam deteriorados de dois a cinco dias.
• A geladeira que deve ser sempre limpa semanalmente, também deve ser utilizada para estocagem de leites, queijos, manteigas, margarina, alguns embutidos como presunto, linguiça, salame, salsicha e ovos que devem ser lavados em água corrente antes do uso. Evite guardar os ovos na porta dageladeira pois as variações de temperatura são grandes como abrir e fechar a porta e á os riscos que se quebrem.
• As carnes so devem ficar na geladeira por um dia caso não vá utiliza-las no mesmo dia da compra, o melhor procedimento é congela-las
• O local de armazenagem dos alimentos não perecíveis, dispensas ou armários, como arroz, farinhas, feijões, enlatados, óleos, leites em pó e longa-vida,deve ser limpo e senitizado frequentemente passando-se pano umedecido em solução de água sanitária, alem proporcionar que os alimentos fiquem arejados secos e abrigados da luz.
• Latas, garrafas e embalagens tipo tetra Pack (caixinha de leite)devem ser lavadas em água corrente antes da armazenagem e principalmente antes do consumo do alimento para reduzir risco de leptospirose.
• As esponjas oubuchas utilizadas na cozinha devem ser trocadas assim que começarem a soltar fragmentos. Após cada uso da esponja, lava-la com água e sabão, deixar de molho em solução de água sanitária por 10 minutos espremê-la bem tirando toso o excesso da solução e guardar em um lugar seco.
• Frutas, vegetais, ovos e carnes e principalmente peixe devem sempre ser comprados secos observando se há sinais dedeterioração se existe aberturas e sujeiras nas cascas dos vegetais ou dos ovos e folhas descoloradas, peixes com olhos opacos ou carnes esverdeadas ou muito vermelha podem estar com conservante toxico.
• Muito importante também observar o prazo de validade dos alimentos conservados e industrializados principalmente os perecíveis bem como na tabela de composição nutricional e a ingredientes da...
tracking img