Higiene de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................5
2. OBJETIVO................................................................................................6
3. MATERIAIS E MÉTODOS........................................................................6
4.RESULTADOS..........................................................................................8
5. DISCUSSÃO.............................................................................................8
6. CONCLUSÃO.........................................................................................10
7. REFERÊNCIAS.......................................................................................11
8. ANEXO l – Ilustrações do experimento1. INTRODUÇÃO
“Microbiologia é o estudo de organismos microscópicos; tal denominação deriva de três palavras gregas: micros (pequeno), bios (vida) e logos (ciência). Assim, a microbiologia significa o estudo da vida microscópica.” (PELCZAR JR, 1996)
Existem no mundo diversos tipos de microorganismos como bactérias, protozoários, fungos unicelulares, que sãoseres formados de apenas uma célula e que tem vida própria, podendo trazer benefícios ou prejuízos à saúde, podendo levar `a óbito (ENEO, 2007).
A microbiologia e a higiene alimentar, têm como objetivo principal conhecer os microrganismos que podem vir a alterar e deteriorar alimentos, e a saúde de seus consumidores, consequentemente.
A contaminação de alimentos é definida pela presença dequalquer substância ou agente em quantidade que torna o produto perigoso e indevido para o consumo. Os contaminantes incluem resíduos químicos alimentares (antibióticos, pesticidas, etc) acumulados nos tecidos, excesso de aditivos, matérias estranhas (fragmentos de insetos, pelos de roedores, areia, etc), parasitas e microrganismos (SIZER, 2000).
MOS como protozoários, fungos, bactérias e vírus,são os principais causadores de infecções e intoxicações alimentares. Segundo Sizer (2000) a FDA (Food and Drug Administration) classifica as doenças transmitidas por alimentos como a principal preocupação de segurança alimentar, visto que os episódios de intoxicação alimentar ultrapassam em números qualquer outro tipo de contaminação por alimento.
Segundo o Manual de boas práticas de manipulaçãode alimentos da Secretaria Municipal de Saúde, os microorganismos são encontrados em todos os lugares, até mesmo no próprio alimento, a chamada contaminação de origem. A falta de cuidados de higiene durante a produção e/ou manipulação de alimentos amplia o risco de contaminação por microorganismos patogênicos.
O alimento é muito importante nas questões sanitárias, e não só pelo seu valornutritivo, mas também pela sua capacidade de veicular patologias. No entanto, com as transformações pelas quais passa o mundo, em particular decorrentes do processo de urbanização e de envelhecimento da população, os hábitos alimentares e os alimentos consumidos tem assumido uma relevância absolutamente decisiva na determinação das condições sanitárias das populações (GERMANO, 2008).
As Boas Práticas deManipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene utilizadas em todo o mundo, essenciais para garantir a produção de alimentos seguros. No Brasil, desde 1993, está regulamentado que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos estão obrigados a adotar as suas próprias Boas Práticas de Manipulação, de acordo com a atividade desenvolvida e com as suas instalações eequipamentos (SMS, 2006).
Nesse trabalho foram identificados, por meio de análise microbiológica, os diferentes tipos de microorganismos presentes na alface, sendo sua análise realizada na ausência de qualquer higienização, pré lavada, e utilizando água sanitária, hipoclorito e solução de vinagre.


2. OBJETIVO
2.1 Objetivo geral

Verificar, através de análise microbiológica, se há contaminação e...
tracking img