higiee ocupacional

375 palavras 2 páginas
Questão 07: Determinar a concentração em μg/ m3 deozônio (O3) em uma amostra de ar a 298 K e 1 atm, sabendo que a concentração de ozônio na amostra é de 120 ppb.

Questão 08: Qual é a concentração de monóxido de carbono (CO) em µg/m3 em uma amostra de 10 litros de gás contendo 10–6 mol de CO?
Unidades que expressam frações volumétricas ou frações molares são freqüentemente usadas para exprimir concentrações de gases. A unidade de fração volumétrica mais comum é ppmv (partes por milhão em volume). Ela é o análogo do pm.
Outra unidade comum é ppbv. A vantagem das unidades volume/volume é que as concentrações gasosas expressas nestas unidades não mudam com a pressão. Concentrações atmosféricas ex- pressas em massa/volume (por exemplo, µg/m3) diminuem à medida que o gás se expande, pois a massa do poluente é constante, mas o volume aumenta.
Muitas vezes se quer converte ppmv para µg/m3 e vice-versa. Para tal, basta usar a equação dos gases ideais (pV = NRT). No uso desta equação, duas preocupações devem ser tomadas:
(a) a constante universal dos gases pode ser expressa de várias maneiras, dependendo das unidades nas quais as outras grandezas foram medidas (Tabela abaixo);
(b) a temperatura é absoluta (K). Além disso, as condições normais de temperatura e pressão (CNTP) foram redefinidas (p = 100.0 Pa e T = 273,15 K). Dessa forma, o volume molar (o volume ocupado por 1 mol) de um gás qualquer é atualmente igual a 2,71 L.

Questão 09:

Questão 11: A exposição a 50 ppmv de CO por 90 min afeta a capacidade de discernir intervalos de tempo; sendo assim, motoristas em áreas muito poluídas estão mais sujeitos a acidentes. Os motoristas de uma cidade estão em risco se a concentração de CO for de 65 mg/m3? Considere uma temperatura de 298 K. Respostas: 57 µg/m3. Logo, estão em risco.

Questão 12: Em um túnel, as concentrações de CO medidas variaram de 107 a 36 ppmv. O ar está dentro do padrão que estabelece uma

Relacionados