Hierarquia e constitucionalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Concreto 8
O candidato a vereador, José Afonsino, entra na Justiça com uma ação requerendo indenização por danos morais pelo fato de um jornal local haverdivulgado que ele possui um imóvel avaliado em R$2 milhões, não declarado no Imposto de Renda. Como fundamento constitucional, refere-se à violação de sua dignidade. Oadvogado do jornal, em contrapartida, defende seu cliente com base no princípio constitucional da liberdade de expressão. Você, como juiz que estudou sua graduação naEstácio de Sá, como resolveria esta questão envolvendo normas constitucionais? O que vem a ser o princípio da ponderação de valores?
Julgaria Procedente o pedidoformulado pelo Advogado do Jornal, pois a liberdade de expressão é o direito de manifestar ideias, pensamentos e opiniões livremente. É um conceito base nas democraciasmodernas, onde a censura não tem fundamentos legais na Constituição.
Nas democracias contemporâneas, a soberania interna da ordem jurídica está intimamente associada:(A) à norma fundamental do pensamento de Kelsen, tendo em vista que toda democracia pressupõe universalidade de direitos.
(B) às normas do direito internacional,donde derivam as formas pelas quais os regimes democráticos extraem a fundamentação de sua existência.
(C) às normas derivadas da ética do homem médio, fundamentode todo valor e de todo direito. (X)
(D) às normas constitucionais, como base de regramento formal e material de todas as normas do sistema jurídico.
(E) às normasda burocracia de Estado, tendo em vista que o modelo de dominação legal-burocrático do Estado moderno pressupõe atribuição de toda estabilidade do poder à burocracia.
tracking img