hierarquia de chowsky

848 palavras 4 páginas
Avram Noam Chomsky

Nascido na Filadélfia dia 7 de dezembro de 1928, um linguista e filosofo. Seu nome esta associado a criação da gramática generativa transformacional. E autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo seu nome associado a chamada HIERARQUIA DE CHOMSKY.
Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas.
Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário.
O termo chomskiano é habitualmente usado para identificar as suas idéias linguísticas embora o próprio considere que esses tipos de classificações (chomskiano, marxista, freudiano) "não fazem sentido em nenhuma ciência", e que "pertencem à história da religião, enquanto organização”
Hierarquia de Chomsky é a classificação de gramáticas formais descrita em 1959 pelo linguista Noam Chomsky. Esta classificação possui 4 níveis, sendo que os dois últimos níveis (os níveis 2 e 3) são amplamente utilizados na descrição de linguagem de programação e na implementação de interpretadores e compiladores. Mais especificamente, o nível 2 é utilizado em analise sintática e o nível 3 em analise léxica.

Hierarquia de Chomsky Descrição: É a classificação de linguagens formais escrita em 1959 pelo Noam Chomsky. As gramáticas foram divididas em 4 níveis(classes), capazes de gerar classes correspondentes de linguagens:

 TIPO 0 – GRAMATICAS IRRESTRITAS
– Gramáticas com Estruturas de Frases
 TIPO 1 – GRAMTICAS SENSIVEIS AO CONTEXTO – Gramáticas Sensíveis

Relacionados

  • Ecos do desenvolvimento
    121655 palavras | 487 páginas
  • CLERISNALDO RODRIGUES DE CARVALHO
    77020 palavras | 309 páginas