Hieraquia das necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hierarquia das necessidades

Abraham H. Maslow(1908-1970), um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou a teoria da motivação segundo o qual as necessidades humanas estãoorganizadas e dispostas em níveis, e uma Hierarquia de importâncias e das influências.

Principais necessidades

1° Necessidade Fisiológica: é o comportamento do individuo, terá a finalidade deencontrar alivio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo.
2° Necessidade de Segurança: nas quais ações administrativas arbitrariam as decisões incoerentes que podem provocarincertezas ou insegurança quanto mal sua permanência no emprego.
3° Necessidade Social: necessidade de associação, participação e de aceitação por parte dos companheiros de troca de amizade,afeto e amor.
4° Necessidade de Estima: É a maneira no qual o individuo se vê e se avalia.
5° Necessidade de Auto Realização: É a realização do próprio potencial e auto desenvolvimentocontinuo.

Teoria dos dois Fatores
(Frederick Herzberg)
1° Fator Higiênico: Salários, benefícios sociais, tipos de chefias ou condições físicas e ambientes de trabalho que são ótimos para evitar ainsatisfação dos empregados.
2 ° Fator Motivacional: Envolve sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização provocando a satisfação das pessoas.

Teoria X eTeoria Y
(McGregor)

Teoria X: É a concepção tradicional de Adm. e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano.
* As pessoas são indolentes e preguiçosas pornatureza, evitam o trabalho ou trabalhar o mínimo possível em troca recompensas salarias e matérias.
* Falta-lhe ambição, não gostam de assumir responsabilidade e preferem ser dirigidas e sentir seseguras nessa dependência.
* Sua própria natureza leva a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.
* Sua dependência torna as...
tracking img