Hidrovias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução Geral

O transporte hidroviário movimentou 23,6 milhões de toneladas em 2001.Em termos de produção de transporte, as hidrovias brasileiras movimentaram 20 bilhões detoneladas-quilômetro, o que correspondeu a 2,4% da produção total de transportes no país, de 746 bilhões de toneladas-quilômetro. A pequena participação das hidrovias na matriz de transporte do país está associada àconcentração geográfica do transporte hidroviário na região Norte, que detém 90% da movimentação de cargas por hidrovias, mas é responsável por apenas 4,6% do PIB nacional.
O maior potencial de aumentodo transporte hidroviário no país encontra-se nos rios de grandes volumes de água e calado profundo, como Amazonas, Solimões, Madeira e Guamá-Capim. As principais hidrovias são formadas por esses riosda região Norte, responsáveis por quase 90% da produção de transporte hidroviário no país.

Gráficos Relacionados ao Transporte Aquaviário (1998/2001):




Hidrovia do Rio Madeira
Ahidrovia do rio Madeira é administrada pela (Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes que é responsável pela promoção e desenvolvimento das atividadesde execução, acompanhamento e fiscalização de estudos, obras e serviços da hidrovia, dos portos fluviais e lacustres. O rio Madeira tem cerca de 1056km(entre a sua foz no rio Amazonas (AM) e a cidadede Porto Velho) de vias navegáveis e é uma fundamental via de escoamento para os mercados consumidores do exterior da produção de soja do Centro-Oeste, bem como da própria região amazônica, e devital importância para o desenvolvimento regional devido à sua posição estratégica.
O transporte de cargas ocorre tanto no sentido jusante como a montante. O caminho pela hidrovia do rio Madeira de PortoVelho até Itacoatiara (descendo o rio) leva 70 horas. No sentido oposto, contra a correnteza, são necessárias 130 horas. Já o percurso de Porto Velho a Santarém, com uma distância de 1603 km, o...
tracking img