hidrotastica

960 palavras 4 páginas
8ª EXPERIÊNCIA
HIDROSTÁTICA
CONCEITO DE PRESSÃO (DIFERENÇA ENTRE FORÇA E PRESSÃO)

LABORATÓRIO DE FÍSICA II EXPERIMENTAL
HIDROSTÁTICA
CONCEITO DE PRESSÃO (DIFERENÇA ENTRE FORÇA E PRESSÃO)

1. Objetivos:

Ao término desta atividade o aluno deverá ser capaz de: diferenciar força de pressão; conceituar corretamente a pressão; concluir que os sólidos transmitem a força aplicada sobre eles.

2. Material necessário:

dois dinamômetros de 2 N; um anel de cordão fino; um perfil universal com haste e tripé; um percevejo; uma borracha de apagar; um ímã em barra; uma sapata de ferro fundido (redonda).

3. Montagem:

Ajuste os dinamômetros para trabalharem nas posições indicadas e monte conforme figura.

Figura 2 Figura 1

4. Andamento das atividades:

4.1. Conforme as atividades iniciais, você observou certos efeitos da força aplicada em várias situações: deformando uma mola, movendo e parando objetos, etc. Com base em suas observações, procure justificar a natureza vetorial da força.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4.2. Qual a unidade de força no SI?
...............................................................................................................................................

4.3. Represente, no espaço a seguir, uma grandeza vetorial.

Identifique, em sua representação as características da grandeza vetorial.

Relacionados

  • hidrostática
    1461 palavras | 6 páginas
  • hidrologia
    4919 palavras | 20 páginas
  • hidrologia
    8570 palavras | 35 páginas