Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidrologia

Hidrologia

Renato Castiglia Feitosa

Hidrologia
Hidrologia → Ciência que trata das propriedades, distribuição e comportamento da água na natureza. O estudo da hidrologia é dividido em três ramos que tratam da água nas suas diferentes formas de ocorrência: água atmosférica, superficial e subsuperficial. ->Água atmosférica – Em sua relação com a atmosfera, a hidrologia estudaas chuvas (precipitações), suas causas, origens, magnitude, distribuição e variação.

Hidrologia
Hidrologia → Ciência que trata das propriedades, distribuição e comportamento da água na natureza. O estudo da hidrologia é dividido em três ramos que tratam da água nas suas diferentes formas de ocorrência: água atmosférica, superficial e subsuperficial. --> Água superficial - lagos, rios e mares.A hidrologia das águas superficiais inclui: → Reologia - águas correntes: Rios → Limnologia – reservatórios e lagos → Oceanografia – oceanos

Hidrologia
Hidrologia → Ciência que trata das propriedades, distribuição e comportamento da água na natureza. O estudo da hidrologia é dividido em três ramos que tratam da água nas suas diferentes formas de ocorrência: água atmosférica, superficial esubsuperficial.

--> Água subsuperficial (águas subterrâneas) Este ramo da hidrologia considera a origem, natureza e ocorrência da água subsuperficial, a infiltração no solo, sua percolação através do solo e sua saída do solo.

Hidrologia
Ciclo hidrológico

Hidrologia
Ciclo hidrológico O ciclo hidrológico representa o movimento da água no meio físico. Dentro do ciclo hidrológico, a águapode estar no estado gasoso, líquido ou sólido, distribuindo-se tanto na subsuperfície e superfície da Terra como na atmosfera. Portanto, a água está em constante circulação, passando de um meio a outro e de um estado físico a outro, sempre mantendo o equilíbrio, sem ganhos ou perdas de massa no sistema. Os processos que permitem esta circulação da água são: evaporação, transpiração, precipitação,escoamento superficial, infiltração e escoamento subterrâneo. Assim, a água evapora a partir dos oceanos e corpos d’água, formando as nuvens, que, em condições favoráveis, dão origem à precipitação, seja na forma de chuva, neve ou granizo. A precipitação, ao atingir o solo, pode escoar superficialmente até atingir os corpos d’água ou infiltrar até atingir o lençol freático. Além disso, a água,interceptada pela vegetação e outros seres vivos, retorna ao estado gasoso através da transpiração. A água retorna ao mar através do escoamento superficial pelos rios, do escoamento subterrâneo pela descarga dos aqüíferos na interface água doce/água salgada e, também, através da própria precipitação sobre a área dos oceanos. Para entender melhor este movimento da água, a figura abaixo ilustra, de formasimplificada, o ciclo hidrológico.

Hidrologia
Componentes do ciclo hidrológico: Precipitações atmosféricas É a condensação do vapor d’água atmosférico devido ao seu resfriamento. Origens das precipitações: - Ação frontal de outras correntes de vento (tipo frontal) - Presença abrupta de topografia (tipo orográfico) - Convecção térmica (grandes temporais)

Obs: Normalmente entre nós asprecipitações se apresentam em forma de chuva, mas se o resfriamento atinge o ponto de congelamento pode ocorrer a queda de granizo ou neve.

Hidrologia
Componentes do ciclo hidrológico: Precipitações atmosféricas É a condensação do vapor d’água atmosférico devido ao seu resfriamento. Origens das precipitações: - Ação frontal de outras correntes de vento (tipo frontal) - Presença abrupta detopografia (tipo orográfico) - Convecção térmica (grandes temporais)

Obs: Normalmente entre nós as precipitações se apresentam em forma de chuva, mas se o resfriamento atinge o ponto de congelamento pode ocorrer a queda de granizo ou neve.

Hidrologia
Componentes do ciclo hidrológico: Precipitações atmosféricas É a condensação do vapor d’água atmosférico devido ao seu resfriamento. Origens das...
tracking img