Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 HIDROLOGIA
1.1 DEFINIÇÃO
Hidrologia e a ciência que trata da água na terra, a sua ocorrência, sua circulação sua distribuição, suas propriedades físicas químicas e a sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida.






















1.2 CICLO HIDROLÓGICO
Ciclo Hidrológico nada mais e que o ciclo da água, ele refere se a troca continua deágua na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e plantas, sabemos que a ciência que estuda o ciclo hidrológico e a hidrologia.
Ele representa o movimento da água no meio físico, sabemos que dentro do ciclo hidrológico água pode estar no estado gasoso, liquido ou solido, ela distribui se tanto na sub superfície quanto na superfície da terra, portantoela fica em extrema circulação, passando de um meio a outro e de um estado físico a outro, ela sempre mantém o equilíbrio, sem ganhos e sem perdas de massa do sistema.

Figura 1 - Ciclo Hidrológico
Como ocorrem esta circulação da água, através da evaporação, transpiração, precipitação, escoamento superficial, infiltração e escoamento subterrâneo, a água evapora dos oceanos e corpos deágua formando as nuvens que dão origem a precipitação tanto na forma de chuva quanto neve ou granizo. A precipitação quando atinge o solo ela escoa ate atingir os corpos de água ou infiltra ate atingir o lençol freático e ainda ela e interceptada pela vegetação e outros seres vivos retornando ao estado gasoso através da transpiração.
Como ela retorna ao mar, e simples através doescoamento superficial pelos rios, do escoamento subterrâneo pela descarga dos aquíferos na interface água doce água salgada e, também, através da própria precipitação sobre a área dos oceanos.

Figura 2 - Ciclo Hidrológico
A precipitação é alta na zona equatorial, especialmente sobre as florestas tropicais e no Oceano Pacifico. Nas regiões sob a influência das altas subtropicais, aprecipitação é baixa; já na zona temperada, existem regiões de precipitação relativamente alta, onde predominam os sistemas frontais. Na zona polar, as precipitações são baixas.
A evaporação é alta nos oceanos que estão sob a influência das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, a evaporação máxima ocorre na zonaequatorial.

1,3 A ÁGUA E SEU ARMAZENAMENTO NO SOLO

Vamos entender como a água esta armazenada, o solo e uma coleção de partículas de diversos tamanhos, grãos. A água esta armazenada ali entre os pequenos espaços vazios entre os grãos podem chamar estes espaços de poros, onde se encontra bolhas de ar e água.


A zona de aeração é aquela que fica logo abaixo da superfície, já a zonasaturada é onde se encontra o lençol freático, os aqui tardes são camadas de rochas quase impermeáveis que separam as zonas saturadas e o aquífero confinado é outro tipo de zona saturada.
Se abrirmos um poço logo cuja profundidade alcance o lençol freático, a água só poderá ser aproveitada com o uso de bombas. Lá como vimos, os poros estão preenchidos de bolhas de água e ar. Nos aquíferosconfinados, a água está sob pressão. Ou seja, se abrirmos um poço o nível d’água fica acima do nível d’água do lençol freático. Eventualmente, a água jorra do poço; nesse caso, o poço é chamado de artesiano.
A água da zona de aeração é absorvida pela vegetação, através das raízes. Quando o solo fica muito seco, ou seja, a quantidade de água nos poros diminui bastante, as raízes não sãocapazes de retirar a água do solo, podendo morrer por falta de água. Por outro lado, se o solo estiver muito úmido, ou seja, os poros preenchidos com uma quantidade muito baixa de ar, as plantas podem também morrer por falta de oxigênio. Ou seja, é necessário que haja um equilíbrio entre a quantidade de água e de ar, nos poros do solo, para as plantas viverem de forma adequada.
Fonte...
tracking img