Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 BÁCIA HIDROGRÁFICA

Os conceitos de Bácia Hidrográfica são muitos, mais podemos dizer que todos explicam o memo sistema. (TEODORO et al 2007), diz que Bácias Hidrograficas são um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes, formadas nas regiões mais altas do relevo, por divisores de águas, onde as águas das chuva escoam superficialmente formando riachos, ouinfiltram no solo para formação de nascentes e do lençol freático. As águas da superficie escoam para as partes mais baixas da área, formando riachos, sendo que as cabeceiras são formadas por riachos que brotam em terrenos elevados das serras e a medida que as águas dos riachos descem, juntam-se a outros riachos, aumentando o volume de água e formando os primeiros rios, esses continuam seu trajetorecebendo água de outros corpos hidricos, formando rios maiores até desembocarem no oceano pelo exultorio,que é a saída da água doce das bacias.

2 DRENAGEM

A drenagem é um processo que pode ser natural ou antrópico.Se trata da remoção do excesso de água do solo de modo que lhes de condições básicas, como: aeração, e resistência.O Objetivo principal da drenagem é controlar a elevação do lençolfreático,e possibilitar a lixiviação dos sais trazidos nas águas(precipitação e irrigação), evitando por exemplo, a salinização.

3 PRECIPITAÇÃO

Precipitação é um processo onde as partículas sólidas que estão nas nuvens, descem até o solo. O tipo de precipitação vária com a temperatura local. Os principais tipos de precipitação são:

3.1 NEVE
Toda precipitação se forma a partir decristais de água que se encontram no estado sólido nas nuvens. Se no caminho em direção ao solo, esses cristais encontrarem temperaturas negativas, eles se manterão no estado sólido e chegam a superfície na forma de neve. Precipitação comum nas regiões de áreas frias.

3.2 CHUVA

Bastante comum nas regiões de clima quente e húmido. Ocorre quando os cristais de água, quando descem em direção ao solo,encontram temperaturas acima de 0° e se derretem, chegando na forma liquida e formando o que chamamos de chuva.

3.3 ORVALHO

Orvalho é a precipitação de pequenas gotículas de água, que acontecem geralmente em noites frias, conhecido empiricamente como sereno.

3.4 GRANIZO

É quando um grânulo se torna pesado demais e cai da nuvem. E Por conta da aceleração da gravidade, esse grânulo descemais rápido e não tem tempo para se derreter totalmente Mesmo a temperatura do ar estando relativamente elevada,eles não se derretem porque o tempo em que saem da nuvem em direção ao solo é curto. Por isso, o que cai na superfície são grânulos de gelo, que chegam com violência no solo e podem causar prejuízos.

4 ESCOAMENTO

Escoamento é o modo que um fluido se comporta na superfície. Essetipo de movimento muda de acordo com algumas variáveis. Os principais tipos de fluxo da água no solo são: turbulento, unidimensional, bidimensional, rotacional, permanente, variável, uniforme, variado e livre.

4.1 TURBULENTO

Ocorre quando as partículas da água não se movem ao longo de trajetórias bem definidas. Essas partículas descrevem trajetos irregulares, com movimentos aleatórios. Esteescoamento é comum na água, cuja viscosidade e relativamente baixa.

4.2 UNIDIMENSIONAL

Esse escoamento ocorre quando a direção e a intensidade da velocidade é a mesma para todos os pontos.

4.3 BIDIMENSIONAL

Ocorre quando as partículas de um fluido escoam em planos paralelos e seguem trajetórias idênticas, não havendo escoamento na direção normal aos planos descritos no solo.

4.4ROTACIONAL

Acontece quando as partículas da água apresentam rotação em determinado. O escoamento rotacional também é denominado de vorticoso

4.5 ESCOAMENTO IRROTACIONAL

Ocorre quando as partículas da água, numa certa região, não apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer.

4.6 ESCOAMENTO PERMANENTE

Quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, não variarem no...
tracking img