Hidrologia bacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.
Foram analisadas duas bacias do município de Caconde, sendo a bacia Córrego do Engano e Córrego Boa Vista, porém escolhemos o Córrego do Engano por ter uma maior diversidade de flora e habitações e maior área.

A Esquerda a Bacia do Córrego Boa Vista e a Direita a Bacia do Córrego do Engano

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Conceitos Básicos
Bacias hidrográficas são definidas como áreasnas quais a água escoa para um único ponto de saída conhecido como seção de controle. Todos os corpos d’água que nascem nas cabeceiras de uma bacia fluem para a seção de controle, também conhecida como exutório da bacia. Portanto, consiste de uma área na qual ocorre uma
captação de água proveniente da atmosfera e que é convertida em escoamento, a partir de limites geográficos, conhecidos comodivisores de água, e direcionamento do
fluxo para a seção de controle.

Elementos fisiográficos numa bacia hidrográfica:
* Divisores de Água: linha que representa o limite da bacia, determinando o sentido de fluxo da rede de drenagem e a própria área de captação da bacia hidrográfica;
* Seção de Controle: local por onde toda a água captada na bacia (enxurrada e corpos d’água) é drenada;* Rede de Drenagem: constitui-se de todos os corpos d’água da bacia e canais de escoamento, estes não necessariamente perenes. São canais perenes aqueles em regime permanente de fluxo. São considerados intermitentes os corpos d’água que fluem somente na época das chuvas, ou seja, quando as nascentes (aqüíferos) estão abastecidas. Com a estação de déficit hídrico, tais canais podem vir a secar;e são efêmeros os canais pelos quais fluem água somente quando ocorre escoamento originado de precipitação, ou seja, a enxurrada. Quando a precipitação termina, o fluxo cessa em pouco tempo.
A rede de drenagem é extremamente importante para caracterização e manejo das bacias hidrográficas, determinando suas características de escoamento superficial e o potencial de produção e transporte desedimentos. Observa-se que estas propriedades hidrológicas são de grande importância para o manejo da bacia, especialmente no contexto ambiental e são diretamente influenciadas pelas características da rede de drenagem.
Cobertura vegetal e classe de solos são ambas fundamentais para caracterização do ambiente e controlam a dinâmica da água dentro da bacia hidrográfica. Cada cobertura vegetal exerce umainfluência diferente no tocante às características de evapotranspiração e de retenção da precipitação. Da mesma forma, os tipos de solo, que além do aspecto evaporativo, interferem decisivamente nos processos de infiltração de água e por conseqüência direta, nas características do escoamento superficial e transporte de sedimentos.
Igualmente importante, é o formato da bacia hidrográfica. Baciashidrográficas geralmente apresentam dois formatos básicos, com tendência a serem circulares ou lípticas (alongadas). As formas têm importância especial no comportamento das cheias. As primeiras têm tendência de promover maior concentração da enxurrada num trecho menor do canal principal da bacia, promovendo vazões maiores e adiantadas, relativamente às bacias alongadas, que produzem maiordistribuição da enxurrada ao longo do canal principal, amenizando, portanto, as vazões e retardando as vazões máximas.

Características fisiográficas das bacias hidrográficas
Estas características são importantes para se caracterizar a bacia, são obtidas dos dados disponíveis que podem ser obtidos do banco de dados área, comprimento, declividade e cobertura do solo (mapas, fotografias aéreas eimagens de satélite e monitoramento - fluviômetros e pluviômetros).

Área de drenagem
A área de uma bacia é o elemento básico para o cálculo das outras características físicas. É normalmente obtida por planimetria ou por pesagem do papel em balança de precisão. São muito usados os mapas do IBGE (escala 1:50.000). Há software específico como o DEM (Digital Elevation Model).

Forma da bacia
A...
tracking img