hidroliso do amido de milho

1122 palavras 5 páginas
EXPERIMENTO: Produção de Vodka
ALUNAS: Daiane Aparecida Souza, Leidielly Gomes Freitas, Stella Mayara Leão Lima Gonçalves.
ORIENTADOR: Profº. Esp. José Lucio da Silva
1. OBJETIVO Obtenção da Vodka a partir da hidrólise, fermentação e destilação da batata-doce.
2. INTRODUÇÃO
O aparecimento da Vodka deu-se há mais de 800 anos, no entanto, atingiu o auge da sua popularidade depois de 1940. O seu nome deriva da frase russa "Zhiz nennia Voda", que significa "Water of Life" (água da vida). A Vodka popularizou-se também rapidamente na Finlândia e Polônia. Neste último país a Vodka era apenas utilizada pelos monges, farmacêuticos e famílias nobres. Só no século XVI o segredo do fabrico da Vodka passou a ser conhecido entre os polacos. Mais tarde, em 1780, o Czar da Rússia contratou um químico, Theodore Lowitz, para encontrar uma fórmula que tornasse esta bebida mais higiênica e pura. Lowitz inventou a técnica da purificação da Vodka, filtrando-a através do carvão. Quarenta anos mais tarde, a família Smirnoff, oriunda de Moscovo, fundou uma companhia que aperfeiçoou este sistema e simultaneamente deu o seu nome a uma das vodkas mais famosas no mundo.
Definição:
Hidrólise: a palavra hidrólise significa quebra pela água, mas são poucas reações em que a água é utilizada sozinha. Em várias reações é necessário operar a pressões e temperaturas elevadas. Para aumentar a velocidade da reação e fazer com que ela seja completa, é indispensável o uso de um agente acelerador. Os mais utilizados são álcalis, ácidos e enzimas.
Hidrólise ácida: é caracterizada por envolver soluções diluídas de ácidos fortes como ácido clorídrico e sulfúrico, e condições rígidas de pH e temperatura (pH 1 e 2 – temperatura entre 100 a 150ºC).
Fermentação: é um processo anaeróbico de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos e bactérias, chamados nestes casos de fermentos. Nesse caso a transformação seria dos açúcares de cereais e tubérculos em

Relacionados