Hidrolise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidrólise e Caracterização de Materiais Lignocelulósicos
Phillipe Gabriel Nascimento¹, Felipe Corrêa de Melo², Felipe de S. Campos3, Mateus B. Veras4.

Faculdade UnB Gama – Universidade de Brasília
¹phillipe32@hotmail.com¹ Matricula:11/0019181
²felipecmelo@hotmail.com² Matricula: 12/0117037
3Fs-campos@hotmail.com3 Matrícula: 10/0054323
4Mbveras@hotmail.com4 Matrícula: 09/0043715Abstract.

This work has as a main objective define the quantity of insoluble lignin into a 1g of crushed lignocellulosic (sugarcane bagasse).
To define this quantity, 1g of sugarcane bagasse will be mixed with sulfuric acid under 45o C. This mix added with destilled water will be inserted in an autoclave under 1,05atm for 30 minutes. Right after the mix will be filetered using a filter papers,preweighed, and the extra weight identified in the paper filter, will represent the quantity of insoluble lignin.

Resumo.

Esse trabalho tem como ponto principal a determinação da quantidade de lignina insolúvel em 1g de material lignocelulósico moído (bagaço de cana).
Para determinar essa quantidade, vamos misturar 1g de bagaço de cana com ácido sulfúrico(H2SO4) a uma temperatura constante de450C. Essa mistura adicionada com água destilada, será colocada em um autoclave a 1,05atm por 30min. Depois a mistura será filtrada em um papel de filtro, previamente pesado, e o peso a mais que tiver no filtro de papel, será a quantidade de lignina insolúvel.
Introdução.

Com a crescente necessidade de uma tecnologia renovavel, e o menos poluente possivel, partiu a ideia do reaproveitamento deresiduos vegetais, sendo assim iniciou-se o processo do etanol lignocelulosico, ou etanol de segunda geração. A formação dos residos vegetais, é basicamente celulose, hemicelulose e lignina, a obtenção do etanol proposto é exatamente a quebra dessa estrutura por meio de uma Hidrólise, que consiste em separar a lignina insoluvel, material esse que prejudica a fermentação da substancia. Aquantidade de em porcentagem da lignina (10 a 25%) em relação a celulose (40 a 60%) e a hemicelulose (20 a 40%), reafirma a viabilização deste.
A produção do Etanol de segunda geração com o etanol proveniente do caldo da cana, possibilita o aumento da produção de etanol sem aumentar a demanda por uma maior área de plantio da cana. Com a maior produção de etanol, sem o crescimento da area de plantio,diminui o pensamento de concorrencia entre a busca de geração de energia, e o plantio para a alimentação.

Procedimentos.

Para fazer o experimento, precisamos de alguns materiais importantes, além dos equipamentos de segurança de cada um, como o jaleco, luvas e óculos. Os materiais utilizados foram fibra moída de bagaço de cana, solução de ácido sulfúrico 72%, água destilada, béqueres de 150 e500ml, papel alumínio, pipeta de 10ml, bastão de vidro, proveta de 100ml, papel de filtro, funil simples, Erlenmeyer de 250ml, balão volumétrico de 250ml, cronômetro, Banho Maria(45oC), garras metálicas, balança analítica, estufa, autoclave.
Para começar, foi pesado 1g de bagaço de cana na balança analítica e colocado no béquer de 150ml e acrescentado10ml de ácido sulfúrico(H2SO4) 72%. Esta soluçãofoi misturada por 7 minutos com bastão de vidro no Banho Maria com temperatura constante de 45oC. Depois dos 7 minutos, para parar a reação, foi adicionado 25ml de água destilada. A mistura foi transferida para o Erlenmeyer de 250ml e adicionado mais 100ml de água destilada. O Erlenmeyer foi tampado com papel alumínio e colocadono autoclave a 1,05atm por trinta(30) minutos. Depois disso, amistura foi filtrada com o funil simples e o papel de filtro(previamente pesado). O papel de filtro foi levado para a estufa, onde havia resíduos não diluídos, que era a lignina insolúvel, e ficou lá por uma semana. Já o líquido amarelado que passou pelo papel de filtro, rico em açucares, foi coletado em um balão volumétrico de 250ml e completado até o menisco com água destilada.

Resultados e...
tracking img