Hidrografia Tremembe, Brasilândia, Mandaqui

316 palavras 2 páginas
Mapa Hidrográfico

Toda a parte Hidrográfica da Região nasce ao norte da Serra da Cantareira.

Principais Rios, Córregos e Lagos
Rio Cabuçu de Baixo
Rio Cabuçu de Cima
Corrego do Bispo
Ribeirão das Aguas Claras
Ribeirão Tremembé
Reservatorio do Engorda
Ribeirão Engorda
Ribeirão Barrocada

Cabuçu de Baixo
O rio nasce a 1110 metros de altitude na Serra da Cantareira. Desce por Brasilândia, segue canalizado pela Av. Inajar de Souza (Cachoeirinha) até sua foz no Rio Tiête. Passa também por Mandaqui. O Corrego Cabuçu é um afluente da margem direita do Tiête, tendo como principais cursos d’agua o Corrego do Bananal, Itaguçu, Bispo e Guaraú que definem as sub-bacias que o compõem.

Cabuçu de Cima
Rio afluente do Tiête fica na divisa de Guarulhos e a Zona Norte. Seus Principais afluentes são Ribeirão Tremembé, Ribeirão Barrocada e Córrego da Paciencia.

Córrego do Bispo - O Córrego tem Inicio na Av Inajar de Souza, Cachoeirinha e possui 15 metros de extensão. Divide a Serra da Cantareira da Área Urbanizada.

Corrego Banana sendo Canalizado, próximo a Av Hugo ítalo.

Canalização do corrego do Bananal, Av Hugo Italo, Brasilândia.

CORREGO DA PACIENCIA
O Córrego da Paciência é um córrego de aproximadamente 5km de comprimento que divide os distritos de Tucuruvi e Jaçanã com Vila Medeiros seguindo o curso ao lado da Avenida Júlio Buono, por quase toda a sua extensão. Deságua no Rio Cabuçu de Cima.

Corrego Tremebé, pontos de alagamento ao longo da Avenida Maria Amália, e erosões que colocam em risco residências próximas ao trecho final onde ele se une ao córrego Piquei.

Largo do Japonês, onde existiu um riacho que serviu de lazer para os moradores, hoje foi soterrado para dar lugar a Av. Inajar de Souza.

Relacionados