Hidrografia israel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0

FACULDADE EVANGÉLICA DO NORDESTE BRASILEIRO

GEOGRAFIA BÍBLICA

Marcos Vinícius Souza do Nascimento

PICOS - PIAUÍ

1

ÍNDICE

Divisões da Geografia....................................02 Orientação Geográfica....................................03 Montes...................................................07 Cidades..................................................10 A CrostaTerrestre.......................................12 Clima....................................................16 Mares, Rios, Desertos e Lago.............................17 O Mundo Antigo...........................................21 Geografia Econômica da Palestina.........................23 Geografia Humana da Palestina............................24 A Palestina nos tempos bíblicos até os nossosdias.......27

2

GEOGRAFIA BÍBLICA
DIVISÕES DA GEOGRAFIA
A Geografia (do grego geo=terra; grafia= descrição, tratado, estudo) é a Ciência que estuda a Terra na sua forma. Ou seja, estuda os acidentes físicos, o clima, as populações, as divisões políticas etc. A Geografia subdivide-se em diversas outras disciplinas: Geografia Humana - preocupa-se em estudar os agrupamentos humanos em suas relaçõescom a Terra: como repartem o espaço; como se adaptam às condições naturais, como se organizam para explorar os recursos provenientes da natureza etc. Geografia Econômica - está atenta ao estudo dos recursos econômicos - de origem vegetal, animal e mineral - presentes nas diversas regiões da terra e suas formas de exploração. Geografia Física - estuda os traços físicos das diversas regiões daterra, o que inclui o estudo do relevo, do clima, da vegetação, da fauna e da flora. Geografia Política - estuda a influência da geografia na política, a relação entre o poder de um país e sua geografia física e humana, bem como o estudo do reparto político da terra. Geografia Histórica - procura reconstruir os aspectos humanos, econômicos, físicos e políticos de uma dada região do passado. É nestecampo que se insere a Geografia Bíblica, que se dedica a estudar as diversas regiões que serviram de palco para os acontecimentos narrados nos livros da Bíblia.

A GEOGRAFIA BÍBLICA
Segundo Netta Kemp de Money: "A Geografia Bíblica ocupa-se do estudo sistemático do cenário da revelação divina e da influência que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes". A Geografia Bíblica, portanto, é umadisciplina muito importante, pois auxilia a todos que querem conhecer melhor a História Sagrada e o texto bíblico através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos, as características físicas, os recursos econômicos e as transformações políticas das diversas regiões citadas na Bíblia. Além disso, ela nos permite localizar e situar os relatos bíblicos no espaço em que estes ocorreram,auxiliando-nos na reconstrução dos eventos.

3

Assim, por exemplo, conhecendo a Geografia Bíblica, podemos compreender melhor os séculos de conquista de Canaã pelos israelitas, já que seremos capazes de identificar as características culturais e localização dos diversos povos que habitavam as diferentes regiões da Palestina no momento da chegada dos hebreus; apontar os variados acidentes físicos quedificultavam os deslocamentos; localizar, no mapa, os locais de batalhas etc. A região que se estuda a geografia bíblica situa-se, hoje, nas regiões conhecidas como Oriente Médio e mediterrânicas, e que é chamada de Fértil (Ver mapa). Essa região estende-se em forma semicircular entre o Golfo Pérsico e o Sul da Palestina. Segundo o texto bíblico o surgimento do homem se dá na Mesopotâmia (Meso =entre; potamos = rio) - região marcada pela presença de dois grandes rios que fertilizavam a região, tornando-a propícia para a agricultura: Tigre e Eufrates.

ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA
Os mapas representam parte da realidade do espaço geográfico e são instrumentos importantes para a orientação geográfica. Um mapa permite a visualização das ocorrências dos objetos e das informações apresentadas....
tracking img