Hidrografia do es

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente um rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões,córregos, etc.) deságuam num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (às vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes quedeságuam neste rio principal.
O Espírito Santo possui 13 bacias hidrográficas: Bacia do Rio São Mateus, Bacia do Rio Barra Seca, Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Riacho, Bacia do Rio Piraquê-Açu, Bacia doRio Santa Maria, Bacia do Rio Jucu, Bacia do Rio Benevente, Bacia do Rio Itabapoana, Bacia do Rio Itapemirim, Bacia do Rio Novo, Bacia do Rio Reis Magos, Bacia do Rio Itaúnas. Sendo as principais:Bacia do Rio Doce
- O principal rio desta bacia é o rio Doce que recebe as águas de diversos afluentes, sendo que os principais rios são: 5 de Novembro, Guandu, São José, Pancas, Santa Joana, SantaMaria do Rio Doce, Rio Novo e Panquinhas.
- Compreende uma área de drenagem de 83.400 km², dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e 14% ao Espírito Santo.
- Antes navegável, hoje o riosofre com o assoreamento. É possível observar várias ilhas, algumas até mesmo com vegetação, que não existiam até pouco tempo. Em alguns pontos do rio é fácil caminhar com a água cobrindo apenas os pés.Outros problemas causados, principalmente pela ocupação humana ao longo do leito do rio, são a poluição, causada tanto pelo esgoto residencial quanto pelo industrial, o uso de agrotóxicos,desequilíbrios causados pela construção de barragens, entre outros.

Bacia do Rio Jucu
- O principal rio desta bacia é o rio Jucu, recebendo as águas de diversos afluentes, sendo que os principais rios são:Jucu Braço Sul, Barcelos, Ribeirão Tijuca Preto, Rio Ponte, Melgaços, D"antas, Jacarandá, e Córrego Biriricas.
- O Rio Jucu nasce no município de Domingos Martins com dois braços: rio Jucu braço...
tracking img