Hidrogeologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A água no planeta terra é distribuída em: 97% água salgada e 3% água doce. Dos 3% de água doce 29,7% estão nos aquíferos, 68,9% nas calotas polares, 0,5% rios e lagos e 0,9% em outros reservatórios (nuvens, vapor d’água,etc.). Conforme o tipo de rocha a água nela armazenada comporta-se demaneira diferente. Em rochas porosas a velocidade de deslocamento e capacidade de armazenamento são maiores que em rochas cristalinas. Através da hidrogeologia é possível verificar a vazão de poço, a recarga do aquífero e outras informações necessárias ao bom aproveitamento e proteção destes depósitos subterrâneos de água. O ramo da hidrogeologia que se dedica ao estudo da componente dinâmica daságuas subterrâneas é a hidrodinâmica, O ramo de hidrogeologia que se dedica à componente química das águas subterrâneas é a hidroquímica e o ramo que se dedica ao estudo da inter-relação química entre as águas subterrâneas e as rochas é designado por hidrogeoquímica. Com basena mineralogia e no grau de alterabilidade dos minerais das rochas é possível prever a qualidade química natural de uma água subterrânea, a qual é definida pela importância relativa dos principais elementos químicos dissolvidos que a água apresenta, sódica, cálcica ou magnesiana, para os catiões, cloretada, bicarbonatada ou sulfatada, para os aniões.Outros ramos da hidrogeologia dedicam-se a tipos especiais de águas (termais, minerais, por exemplo) ou a tipos de atividades específicas, caso da hidrogeologia mineira, onde os estudos se centram na tentativa de evitar que as águas subterrâneas prejudiquem o funcionamento de minas (por vezes com fortes inundações que prejudicam os trabalhos mineiros e têm consequências econômicas graves naindústria mineira). Esse mesmo ramo da hidrogeologia dedica-se também ao estudo da contaminação mineira das águas subterrâneas e ao estudo dos resíduos líquidos provenientes de escombreiras, com o desenvolvimento de soluções que possam minimizar ou evitar as consequências para o ambiente dos resultados dessa contaminação (águas de mina).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Definição
Hidrogeologia é a parte daengenharia que estuda as águas subterrâneas, quanto ao seu movimento, volume, distribuição e quantidade.
2.2 Aquíferos
Aquífero ou depósito natural de águas subterrâneas é definido como solo, rocha ou sedimento permeáveis que fornecem água subterrânea, natural ou artificialmente captada. Compreender as características litológicas, estratigráficas e estruturais dos solos, sedimentose rocha permite entender o processo de infiltração da água no subsolo, a forma como as unidades geológicas armazenam e transmitem a água subterrânea e as influências nos seus aspectos relativos à quantidade e qualidade.
2.2.1 Ciclo Hidrológico da água
Ciclo hidrológico ou ciclo da água é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera.Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes.
Na atmosfera, forma as nuvens que, quando carregadas, provocam precipitações, na forma de chuva, granizo, orvalho e neve.
Nos continentes, a água precipitada pode seguir os diferentes caminhos:
Infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através deum meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.
Flui lentamente entre as partículas e espaços vazios dos solos e das rochas, podendo ficar armazenada por um período muito variável, formando os aquíferos.
Escoa sobre a superfície, nos casos em que a precipitação é maior do que a capacidade de...