HIDROGEOLOGIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ - BRASIL

4233 palavras 17 páginas
HIDROGEOLOGIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ - BRASIL

Napoleão Quesado Júnior1 & Itabaraci Nazareno Cavalcante2

Resumo - O município de Fortaleza é representado hidrogeologicamente pelas
Dunas/paleodunas, aluviões, Barreiras e embasamento cristalino, sendo o primeiro o que constitui o melhor sistema aqüífero, com águas de boa qualidade físico-química e bacteriológica e vazão média de 6 m3/h.
Associado a uma caracterização dos parâmetros hidrogeológicos, no decorrer do trabalho são discutidos aspectos pertinentes a cálculo de reservas/disponibilidades, importância para o abastecimento humano e nível de vulnerabilidade natural, com o sistema Dunas/paleodunas possuindo uma alta vulnerabilidade.

Palavras-chave – Aquíferos, Fortaleza

INTRODUÇÃO
O impacto da urbanização, reflexo do crescimento acelerado das áreas metropolitanas, é crítico e será um problema ainda maior se o homem não tomar consciência de que sem o acompanhamento de infra-estrutura necessária, com certeza existirá um declínio na qualidade de vida das.
A água subterrânea é um bem mineral estratégico e esgotável, assumindo um importante papel no abastecimento de água para as populações. Sendo detentora de várias vantagens sobre as águas superficiais, a exemplo de melhor qualidade e menor custo, esse recurso hídrico subterrâneo vem sendo explotado em profusão desde as últimas décadas e, inúmeras vezes, sem a aplicação do uso racional.
A preocupação maior é com os aqüíferos que estão submetidos a explotações desordenadas e sem critérios técnicos e, quando de períodos de escassez de água, há
1

Mestrando em mail:midas@fortalnet.com.br

st

Hidrogeologia

1 Joint World Congress on Groundwater

DEGEO/UFC.(85)288.9869

Fax(85)

224.3354,

e-

1

um crescente aumento no número de construções de poços sem observação de normas técnicas, o que acaba por comprometer a obra de captação e até mesmo as condições naturais do aqüífero.
Segundo a Fundação Instituto

Relacionados