Hidrofobia ou raiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA EDUCACIONAL GALILEU

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

LEONARDO DE ALMEIDA

HIDROFOBIA OU RAIVA

SANTA MARIA – RS

2012
LEONARDO DE ALMEIDA

HIDROFOBIA OU RAIVA

Trabalho de conclusão de curso, apresentado como teste para a elaboração do mesmo, para futura obtenção do Certificado de Técnico de Enfermagem, pelo Sistema Educacional Galileu – SEG.

Orientador: Prof. M.ª ReginaNunes.

SANTA MARIA – RS

2012
Resumo

A raiva é uma doença infecciosa aguda e fatal, causada por este vírus, que se alastra pelo sistema nervoso central e se encontra em grandes concentrações nas glândulas salivares.

A infecção natural é consequência da mordedura de um animal raivoso. A gravidade da infecção está ligada a vários fatores, como a virulência da saliva, a extensão eprofundidade da ferida. No cão os sintomas podem manifestar-se de duas formas: raiva furiosa ou raiva muda.

O vírus rábico ocorre em todo o Mundo, com algumas exceções, como o Japão, Reino Unido, Nova Zelândia, Antártida, e outras pequenas ilhas como o Havaí, onde foi completamente erradicado.

Não existe um tratamento para a raiva e sim vacinação dos animais e o controle da raiva, que é efetuadoessencialmente através da profilaxia sanitária.

Sumário

2

4

5

7

8

9

9

10

11

12

Resumo --------------------------------------------------------------------------------------

Hidrofobia ou Raiva ---------------------------------------------------------------------

Transmissão --------------------------------------------------------------------------------Sintomas ------------------------------------------------------------------------------------

Epidemiologia ------------------------------------------------------------------------------

Ocorrência ----------------------------------------------------------------------------------

Países livres de raiva --------------------------------------------------------------------

Casoespecial da raiva dos morcegos ------------------------------------------------

Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------

Bibliografia & Sites consultados -----------------------------------------------------

Hidrofobia ou Raiva

A raiva é uma doença aguda transmitida principalmente pela mordedura de um animal infectado. Estadoença é conhecida desde os tempos mais remotos, tendo sido reconhecida e descrita por volta de 2.300 A.C.. Mas apenas em 1804 é que, na Suíça, foi demonstrado a infecciosidade da saliva de um cão com raiva e o pesquisador Gaultier, inoculou-a em coelhos, em 1879. A deglutição em cães e homens, no estado de infecção, é muito dolorosa. Por esse motivo, eles evitam a água, ficando a raiva também conhecidacomo hidrofobia.

O estudo científico desta doença só se iniciou com Pasteur. Ele concluiu, em 1881, que o órgão alvo do vírus rábico no organismo era o sistema nervoso central, e que a inoculação intracerebral era o meio mais eficaz de transmitir a raiva. Em 1885, Pasteur deu a conhecer um método de atenuação do vírus, que lhe permitiu tentar o tratamento preventivo da raiva. Inoculou coelhoscom material provindo do cérebro de vacas infectadas com raiva e usou suspensões aquosas da espinal-medula seca destes coelhos para infectar outros coelhos. Depois de sucessivas experiências iguais, os resultados foram coelhos imunizados contra a raiva. No entanto, para surgirem melhores e mais métodos para produzir uma maior quantidade desta vacina foi preciso esperar pelo reconhecimento dosvírus como entidades biológicas e como parasitas das células hospedeiras. Em 1921 esta vacina foi adaptada para o uso em cães doméstico e nos anos 40 iniciou-se um programa para vacinação em massa de cães (e mais tarde de gatos) nos Estados Unidos.

O mecanismo pelo qual o vírus da raiva infecta uma célula é semelhante ao de muitos outros vírus. O vírus da raiva tem uma afinidade extraordinária...
tracking img