Hidroeletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRONOLOGIA E HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
http://www.ced.ufsc.br/emt/trabalhos/historiadaeletricidade/index.htm
acesso em 02/11/2012 14:26
Maristela Gonçalves Giassi e Roseli Búrigo
1. ENERGIA ELÉTRICA E MEIO AMBIENTE:
 
Para ser gerada a energia elétrica passa por processos que atingem fatalmente o meio ambiente. Com o aumento desmedido do seu consumo e a manutenção de sua formatradicional de obtenção, cria-se sérios riscos para vida em nosso planeta.
  Existem várias fontes para obtenção da energia elétrica. Podemos citar entre elas: o sol, o vento, as águas, a geotermia, as marés, as correntes marinhas, a nuclear, a lenha, o bagaço da cana, o carvão, o gás natural, óleo diesel e outros.
            Muitas dessas fontes são renováveis e causam poucos impactos ao meio ambiente,outras, ao contrário, são muito impactantes, assim como as linhas de transmissão, que ocupam faixas contínuas de terras e desfiguram as paisagens.
No Brasil, a eletricidade é predominantemente hidráulica, mas é gerada também em termoelétricas que utilizam carvão mineral, óleo combustível e fissão nuclear.
Os impactos causados pela energia elétrica, quase não são percebidos, pois astransformações ambientais ocorrem antes que a energia chegue até nós.
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR USINAS HIDRELÉTRICAS
-         Alteração nos recursos hídricos
-         Interferência no clima local
-         Indução de sismos
-         Interferência nos solos e recursos minerais
-         Interferência na qualidade das águas
-         Interferência na vegetação
-         Interferênciana fauna aquática
-         Interferência na fauna terrestre e aérea
-         Interferência nas populações: mudanças de cidades, benfeitorias, empresas
-         Interferência nos aspectos rurais
-         Interferência na economia
-         Interferência na saúde pública, saneamento, habitação, educação, infra-estrutura
-         Interferência nas comunidades indígenas, grupos étnicos-         Interferência no patrimônio cultural.

Esquema de funcionamento de uma hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

A força da água emmovimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energiaelétrica.

Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.

A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas. As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. NoBrasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.

Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os...
tracking img