Hidrodinâmica do barquinho pocpoc

934 palavras 4 páginas
1. Introdução
A hidrodinâmica é responsável pelo estudo do movimento dos fluidos (gases e líquidos) e pode ser dividido em dois tipos de escoamento: estacionário, quando a velocidade do fluido não se altera no percurso, e turbulento, quando o fluido apresenta diferentes velocidades durante o trajeto. Os conhecimentos de hidrodinâmica possibilitaram muitos dos confortos da vida atual já que estão envolvidos tanto nos cálculos para organização das redes de distribuição de água como em automóveis. Além de explicar a sustentação de aeronaves, o funcionamento das turbinas a gás, instalações frigoríficas, indústrias químicas e motores térmicos, nos quais, ao lado da Termodinâmica, a teoria do escoamento dos fluidos fornece a base teórica indispensável à sua construção.
Um dos grandes avanços do século VXIII, o motor a vapor tem seu funcionamento fortemente relacionado à hidrodinâmica que explora a pressão do vapor. Assim como todas as máquinas, o motor a vapor funciona baseado na utilização do calor como fonte de energia para a produção do trabalho. Embora a invenção do motor de combustão interna no final do século XIX parece ter se tornado obsoleta a máquina a vapor, ela ainda hoje é muito utilizada, por exemplo, nos reatores nucleares que servem para produzirem energia elétrica.
Na experiência a seguir, montou-se um barco a vapor que tem como fluido de trabalho o vapor de águas sobre alta pressão e a alta temperatura. O movimento do barco se baseia na expansão do vapor que empurra a água para fora dos canudos e impulsiona o barco.
2. Experimento
1.
2.
2.1. Materiais utilizados
1 lata de alumínio intacta
Tesoura
1 bandeja de isopor
Fita crepe
3 canudos flexíveis
Isqueiro
Velas de aniversário
Tábua de madeira
Cola Araldite
Cartão de plástico
Pistola e cola quente
Cartolina
Estilete
Dois elásticos

1.
2.
2.1.
2.2. Metodologia
Retiraram-se as partes de cima e de baixo da lata, obtendo-se um retângulo de alumínio, em seguida, dobrou-se

Relacionados