Hidrocefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROCEFALI
Conceito : é uma entidade patológica caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquido cefaloraquidiano (LCR), geralmente sob pressão, em decorrência de drenagem obstruída ( estenose doaqueduto de Sylvius), produzindo a dilatação passiva dos ventrículos. As variações nas manifestações dependem sobretudo da localização da obstrução e da idade em que a obstrução ocorre.
Fisiopatologia: podem ser classificadas em três causas:
# Secreção excessiva: causada por papiloma do plexo corióide, ou tumor composto de um grande conglomerado de estruturas coróides semelhantes ao plexocoróide, o qual produz grandes quantidades de líquido cefalorraquidiano.
# Não-comunicante (intraventricular): a circulação do líquido cefalorraquidiano está obstruída em algum lugar do sistemaventricular, impedindo seu fluxo para os espaços subaracnóides. Esse tipo é às vezes chamado hidrocefalia obstrutiva.
# comunicante (extraventricular): não há interferência no fluxo de líquidocefalorraquidiano no interior do sistema ventricular. As passagens encontram-se abertas, de modo que o LCR movimenta-se livremente p/ o espaço subaracnóide., espinhal, porém não é absorvido do espaço subaracnóidecerebral.
A maioria dos casos de hidrocefalia não-comunicante decorre de malformações do desenvolvimento, e embora o defeito geralmente se evidencie no início do 1º ano de vida, pode tornar-se visívelem qualquer época, desde o período pré-natal até o fim da infância ou no início da idade adulta. Outras causas incluem neoplasias, infecções e traumatismo.
Do nascimento aos dois anos de idade, amaioria dos casos de hidrocefalia resultam da malformação de Arnold Chiari (uma anomalia congênita na qual o cerebelo e o bulbo se estendem através do forame magno), estenose do aqueduto ou um tumorglial do aqueduto.
É freqüente a hidrocefalia ser acompanhada de MIELOMENINGOCELE.
No restante dos casos, há história de infecção intra-uterina, hemorragia perinatal (anóxica ou traumática) e...
tracking img