Hidrocefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: Clínica Fisioterapêutica Pediátrica (Fisioterapia, 7º período).
ACADÊMICAS:
Obs.: O presente trabalho contém em anexo a HDA e exame físico do paciente atual, em substituição aos trabalhos anteriormente enviados de outros pacientes que foram permutados ao estágio.

Avaliação e Tratamento Fisioterapêutico na Hidrocefalia

Definição
Segundo Jayme Murahovschi, a hidrocefaliacaracteriza-se por dilatação das cavidades ventriculares cerebrais, conseqüente a aumento do volume e da pressão do líquido cefalorraquidiano (LCR). Não é uma doença específica, mas apresenta um grupo diverso de afecções que resultam em comprometimento da circulação e absorção do LCR. Várias alterações ocorrem na circulação cerebral em decorrência da hidrocefalia, principalmente a redução do fluxosanguíneo cerebral pelo aumento da pressão intracraniana bem como pelo estiramento e estreitamento das artérias cerebrais.

Fisiopatologia
A hidrocefalia pode ser dividida em obstrutiva ou não-obstrutiva. A hidrocefalia obstrutiva ou não-comunicante se desenvolve mais comumente em crianças em virtude de uma anormalidade do aqueduto ou por lesão no 4º ventrículo. Geralmente, a estenose desseaqueduto deve-se ao estreitamento anormal do aqueduto de Sylvius. O bloqueio dá-se no interior do sistema ventricular, de modo a impedir a livre comunicação entre os ventrículos e o espaço subaracnóideo.
Já a hidrocefalia não obstrutiva ou comunicante ocorre mais comumente após hemorragias subaracnóideas, que geralmente decorre de hemorragia intraventricular num prematuro. O sangue nesses espaçospode causar obliteração das cisternas e conseqüente obstrução ao fluxo do LCR.

Quadro Clínico
O quadro das manifestações dependerá diretamente de muitos fatores, como a natureza da lesão que causa a obstrução, idade de início, duração e taxa do aumento da pressão intracraniana, por isso os sinais e sintomas são variáveis.
-Em lactentes:
O principal sinal é o crescimento do excessivo doperímetro cefálico. Também pode ser encontrada: fontanela tensa, disjunção de suturas, couro cabeludo com veias dilatadas, olhos desviados para baixo (sinal do olhar em sol poente), e podem ser encontrados outros sinais no trato longo como reflexos tendíneos vivos, clônus, espasticidade, sinal de Babinski.
- Crianças maiores:
As suturas cranianas já estarão parcialmente fechadas, e pode-se encontraros sintomas clássicos da hipertensão intracraniana: vômitos, cefaléias, edema de papila, paresia do VI par craniano; além irritabilidade, letargia, pouco apetite e os sinais de liberação piramidal dos membros inferiores podem estar presentes precocemente (por compressão das fibras corticoespinhais pelos ventrículos dilatados).

Etiologia
Em lactentes, predominam as hidrocefalias congênitas,que podem advir de:
-Ocorrência de traumatismo, infecções, vacinações, hemorragia subaracnóidea em prematuros, exposição à radiação e infecções virais intra-uterinas e durante o primeiro trimestre de gestação como meningite neonatal, toxoplasmose nas fases finais da gravidez, doenças hereditárias e hemorragias.
Em crianças:
- Tumores, infecções e hemorragias;

Exames subsidiários
Além dasevidências clínicas, atualmente os principais exames que amparam o diagnóstico de hidrocefalia são: a ultra-sonografia (neurosonografia, NSG), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética nuclear. Outros exames podem ser eventualmente úteis, como a radiografia do crânio, exame de fundo de olho, exame do LCR.

Tratamento fisioterapêutico preconizado
-Deve-se instruir os pais namaneira de manejar, posicionar, brincar e comunicar-se com o filho, na tentativa de diminuir deformidades;
-Manter a mobilidade passiva, com mobilizações articulares, prevenindo contraturas;
-Prescrever, se necessário, aparelhos adaptativos (como órteses, CR);
-Equilibrar tônus (diminuir espasticidades ou estimular o tônus quando hipotônicas); pode ser usado o método Bobath com auxílio de...
tracking img