Hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.Hidrocarbonetos




Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos oshidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo asmais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.


Alcanos

Os alcanos, também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados, de fórmula geral CnH2n+2.Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Os alcanos lineares são designados, na nomenclatura oficial, através de prefixos, geralmente gregos, seguidos do infixo "an" e sufixo "o". Nos alcanos, os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp³, para se ligar tetraedricamente a quatro outro átomos (carbono ou hidrogênio).

Nomenclatura

A UniãoInternacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) criou uma nomenclatura oficial para os alcanos que segue uma regra fixa estabelecida:
Regra 1: Determine a cadeia principal e seu nome (cadeia principal é a maior sequência de átomos de carbono);
Regra 2: Escolha o prefixo de acordo com o número de carbonos, sendo que:
1 carbono - MET                                              6 carbonos -HEX
2 carbonos - ET                                               7 carbonos - HEPT
3 carbonos - PROP                                         8 carbonos - OCT
4 carbonos - BUT                                            9 carbonos - NON
5 carbonos - PENT                                         10 carbonos - DEC
Regra 3: O membro intermediário do nome será a sigla: an.
Regra 4: O Sufixo danomenclatura será a letra: O.
Alcinos
Os alcinos são os hidrocarbonetos acíclicos que contêm, no mínimo, uma tripla ligação; consequentemente a sua fórmula é do tipo CnH2n-2, sendo n maior ou igual que dois. São tradicionalmente conhecidos como acetilenos, embora o nome acetileno seja usado para referenciar o membro mais simples da série, conhecido oficialmente como etino. Alcinos com mais deuma ligação tripla são denominados alcadiinos, alcatriinos, etc.
Os alcinos caracterizam-se por terem uma ligação tripla carbono-carbono. Tanto os alcenos como os alcinos denominam-se hidrocarbonetos insaturados, pelo facto de terem ligações dupla e triplas.



Nomenclatura




De cadeia normal (IUPAC)
Prefixo + in + o
O prefixo muda de acordo com o número decarbonos da cadeia.
1 carbono - met
2 carbonos - et
3 carbonos - prop
4 carbonos - but
De cadeia ramificada (IUPAC)
Para dar nome aos Alcinos de cadeia ramificada são seguidos os seguintes passos. Após é nomeada a cadeia principal
1º passo: Determinar a maior cadeia carbônica.
2º passo: Numerar os carbonos de forma que a tripla ligação fique com o menor número possível.
3º passo:...
tracking img