Hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidrocarbonetos

Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído apenas por átomos de carbono e de hidrogénio.

Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogénio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigénio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente libertando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 Km de profundidade) e são trazidos para zonas demenor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, etc.). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formadosespontaneamente nas camadas superficiais da terra.

Quanto a forma das cadeias carbônicas, os hidrocarbonetos podem ser divididos, em:

1. Hidrocarbonetos alifáticos: nelesas cadeias carbônicas é acíclica (ou seja, aberta), sendo subdivido em:
* alcanos
* alcenos
* alcinos
* alcadienos
2. Hidrocarbonetos cíclicos: possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada, subdivididos em:
* ciclo alcanos ouciclanos
* cicloalcenos ou ciclenos
* aromáticos, que possuem pelo menos um anel aromático (anel benzênico) além de suas outras ligações.

Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos, os hidrocarbonetos podem ainda ser divididos, didaticamente, em:

1. Hidrocarbonetos saturados, englobando alcanos e cicloalcanos, que não possuem ligações dupla, tripla ou aromática;
2. hidrocarbonetosinsaturados, que possuem uma ou mais ligações dupla ou tripla entre átomos de carbono (entre eles os alcenos, alcadienos e cicloalcenos - com ligação dupla; alcinos - com ligações tripla -; e aromáticos)

O números de átomos de hidrogênio em hidrocarbonetos pode ser determinado, se o número de átomos de carbono for conhecido, utilizando as seguintes equações:

* Alcanos: CnH2n+2
* Alcenos: CnH2n* Alcinos: CnH2n-2
* Ciclanos: CnH2n
* Ciclenos: CnH2n-2

Hidrocarbonetos líquidos geologicamente extraídos são chamados de petróleo (literalmente "óleo de pedra") ou óleo mineral, enquanto hidrocarbonetos geológicos gasosos são chamados de gás natural. Todos são importantes fontes de combustível. Hidrocarbonetos são de grande importância para econômica porque constituem a maioria doscombustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural, etc.) e biocombustíveis como o plásticos, ceras, solventes e óleos. Na poluição urbana, esses compostos - juntamente com NOx e a luz solar - contribuem para a formação do ozônio troposférico.

Petróleo
O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidadesvariáveis (podem haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros de profundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).
Um pouco de História

Há muito, os antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto e o betume. Contudo, não se sabe exatamente quando eles despertaram a atenção do homem. Na fase pré-histórica dautilização do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.
Tipos de petróleo:
Americano (EUA e BRASIL) Parafínicos Rico em hidrocarbonetos da série dos alcanos*.
Cáucaso (RUSSO) Ciclo parafínicos Rico em hidrocarbonetos da série dos ciclo-alcanos.
Indonésia (BORNÉU) Benzênicos Rico em hidrocarbonetos da série dos aromáticos.
ALCANOS ou...
tracking img