Hidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho realizado por:
André Ribeiro nº2 12º A



Índice

1-Introdução 3
2-Violência no desporto 4
3-Hooliganismo 5
3-Casos mediáticos de violência no futebol 6
3.1-Caso Scolari 6
3.2- Caso Zidane 6
3.2- Outros casos 7
4-As claques 8
6-Soluções para acabar com a violência no desporto 9
7-A minha opinião 10
8-Conclusão 11
9-Bibliografia 12





1-Introdução

Nestetrabalho tenho como função transmitir às pessoas que no desporto nem tudo é perfeito como se pode pensar. Tentarei demonstrar que nem sempre o desporto é visto como algo de positivo para a nossa sociedade, e que muitas das vezes se coloca contra os nossos sonhos e os ideais da sociedade.
Quanto à violência no desporto falarei, ainda de alguns casos mais marcantes e populares no desporto.Apresentarei também o conceito de Hooliganismo, que na maioria das vezes está ligado à violência no desporto tal como as claques dos diversos clubes. Em grande maioria dos casos relacionados com a violência no desporto realizam-se em recintos desportivos.
Mostrarei algumas soluções para acabar contra estes acontecimentos que escurecem o nome do desporto.
Por fim, falarei eu próprio sobre a violência nodesporto dando a minha opinião de uma forma breve sobre o assunto.




2-Violência no desporto

O desporto sempre esteve e está associada à actividade física, ao lazer, bem-estar, e essencialmente à alegria entre as pessoas, ou seja, relaciona na maioria aspectos positivos.
Contudo, o desporto transporta consigo paixões, ódio, raiva, e também divisão de opiniões, gostos que leva as pessoasa dividirem-se pelos seus ideais, como por exemplo no clube que apoiam. Isto é um motivo que leva as pessoas a confrontarem-se.
Essas divisões de ideias vão levar à chamada “ Violência no Desporto”, o que podemos considerar o lado negativo do desporto. Mas desporto é sinónimo de divertimento enquanto violência é sinónimo de impulso ofensivo, força, crueldade, tirania.
Nos tempos de hoje énormal associarmos desporto a Violência, entre claques, ou até mesmo entre os próprios jogadores, situações estas que acabam por tornar banal o nome do Desporto, fazendo com que as pessoas tenham receio em praticá-lo ou até mesmo assistir a um desporto ao vivo, como é o caso do futebol que é um dos desportos mais aclamados pelo povo, mas também dos mais associados a estes tipos de acontecimentos. Porexemplo, as pessoas têm medo de ir assistir aos jogos nos estádios porque muitas das vezes os confrontos entre as claques não acabam muito bem (saindo algumas pessoas inofensivas e inocentes gravemente feridas).
Fala-se muito de Futebol com violência, basquete com violência, mas muitas das vezes esquecemo-nos dos próprios desportos que já têm dentro da sua praticabilidade o conceito de violência,como é o caso do Karaté, judo, futebol americano, entre muitos outros.

3-Hooliganismo

Hooliganismo? O que é o hooliganismo? Basicamente é um conceito que se refere a um comportamento destrutivo e desregrado.
Surgiu na Grã-Bretanha e rapidamente se alastrou para os outros países europeus. São maioritariamente grupos ligados a ideais neo-nazis, e que vêm no futebol uma forma de transmitiressas suas ideias, por muito erradas que elas sejam.
Por mais que eles queiram apoiar a sua equipa a sua principal função é impor as suas ideias ao mundo que os rodeia e a sua imagem de força.
É um conceito que se pode associar ao desporto também por ser considerado um grupo de adeptos de desporto, muitas vezes alcoolizados. Eles localizam na Europa, mais concretamente na Inglaterra, Croácia,Rússia, Polónia e Alemanha. Eles têm uma maneira diferente de ver o desporto, ou seja, vêm nele uma fonte para arranjar confusão, mesmo pondo vidas de outras pessoas em risco.
Um dos casos recentes dos actos dos Hooligans foi na final da liga dos campeões entre Liverpool e Juventus da Itália; nesse episódio morreram mais de trinta pessoas.
A repressão sobre grupos hooligans é muito forte, mas...
tracking img