Hidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob a ação de um campo gravitacional constante, como ocorre quando estamos na superfície da Terra.

Ao estudarhidrostática é de suma importância falar de densidade, pressão, Princípio de Pascal, e o Princípio Fundamental da Hidrostática.
Para entender essas leis, é preciso compreender primeiramente o conceito depressão.

Pressão
A grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força recebe o nome de pressão. Assim:

Conforme foi informado pelo o SistemaInternacional de Pesos e Medidas, a unidade de medida da pressão é o pascal (pa), mas é mais comum usar também atmosfera (atm)e o milímetro de mercúrio (mmHg).

Densidade--
Densidade (ou massaespecífica) de um corpo é a relação entre a massa do m e o volume do mesmo, ou seja:

A densidade tem o incentivo e a finalidade de mostrar se a substância do qual é feito um determinado corpo é mais ou menoscompacta. Os corpos que possuem muita massa em pequeno volume, como o exemplo do: do ouro e da platina, eles por sua vez apresentam grande densidade. Agora os corpos que possuem pequena massa em umgrande volume, como por exemplo, o isopor apresenta pequena densidade. A unidade de densidade que é realmente mais usada é 1g/cm3. A agua tem sua densidade igual a 1g/cm3, ou seja, 1cm3 de água temmassa de 1g.
Se a pressão for a mesma em toda a área, o empuxo será

Lei de Pascal: “Em qualquer ponto no interior de um líquido em repouso, a pressão é a mesma em todas as direções”.

Teorema deStevin
É considerado como o Princípio Fundamental da Hidrostática e nessa “tese” ele diz:

“A diferença de pressão entre dois pontos do mesmo líquido é igual ao produto da massa específica pelomódulo da aceleração da gravidade local e pela diferença de profundidade entre os pontos considerados”.
Seja um líquido qualquer de densidade d em um recipiente qualquer.
Escolhemos dois pontos...
tracking img