Hidretos, nitretos e carbetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidretos:
Os hidretos são compostos binários e orgânicos que possuem o Hidrogênio em sua composição química. Estes compostos reagem facilmente com a água. Os hidretos são classificados de acordo com o tipo de ligação química que fazem, podendo ser esta iônica, covalente ou metálica.
1) Hidretos iônicos: compostos em que o Hidrogênio aparece ligado a metais da família IA (metais alcalinos) efamília IIA (metais alcalinos terrosos). Nestes, o nox do Hidrogênio será -1 .Dentre suas características, citamos:
* são compostos sólidos e cristalinos,com altos pontos de fusão e quando fundidos conduzem corrente elétrica;
* reagem com água ou outro doador de próton formando bases fortes;
CaH2 + 2H2O -> Ca(OH)2 + 2H2

* são insolúveis em solventes inorgânicos e;
* são agentes redutoresfortes.
Exemplos: NaH, KH, RbH, FrH, CaH2, SrH2 e BaH2.
Hidreto de Cálcio (CaH2): utilizado para o enchimento de botes salva-vidas e como dessecante para alguns tipos de solventes. Reage fortemente com água liberando gás hidrogênio.
Hidreto de sódio (NaH): muito utilizado como agente redutor em sínteses orgânicas e inorgânicas.
2) Hidretos covalentes: também chamados de hidretos moleculares, sãocompostos em que o hidrogênio se liga a elementos da família IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e o Belírio (Be). Suas moléculas ligam-se através das ligações de Wan Der Waals, possuindo baixos pontos de fusão e ebulição, são também voláteis. Nestes, o nox do hidrogênio será +1.
*A acidez dos hidretos: os hidretos covalentes possuem maior acidez de acordo com o aumento do número atômico na tabelaperiódica. Ex: o CH4 quase não possui propriedades ácidas, porém o NH3 é capaz de doar um próton para uma base formando NH2; o H2O perde prótons com bastante facilidade e o NF é um ácido moderadamente forte. A acidez dos hidretos das famílias 6A e 7A aumentam a medida que descemos ao longo dessas famílias.
Exemplos: H2S, CH4, NH3, H2O e HI.
Hidreto de Belírio (BeH2): é uma substância muito empregadacomo combustível de foguetes, sendo obtido a partir da pirólise (reação de decomposição que ocorre a altíssimas temperaturas).
Hidreto de Enxofre (H2S): é um gás corrosivo, de odor característico (semelhante ao de ovo podre), muito utilizado pela indústria petroquímica.
3) Hidretos metálicos: também chamados de hidretos intersticiais, são compostos em que o Hidrogênio se liga aos elementos do blocodos Lantanídeos e Actinídeos da tabela periódica. Suas características são próximas aos dos metais que os constituem: podem apresentar brilho metálico, alta dureza e boa condutividade elétrica. Reagem com água produzindo gás hidrogênio (H2) e uma base do metal.
Pouco se sabe sobre estes Hidretos, muitos deles possuem composição não estequiométrica. Apesar disso, eles são importantes em trabalhoslaboratoriais, por exemplo: O níquel, platina e o paládio podem absorver quantidades variáveis de hidrogênio atuando como catalizadores de reações onde o Hidrogênio se adiciona a outras moléculas.
Hidreto de Antimônio (SbH3): é um gás altamente instável e tóxico, utilizado para endurecer ligas metálicas.
Outras observações:
Os hidretos de Belírio, magnésio e alumínio e dos elementos maispesados do grupo 3A constituem sólidos não voláteis, que possuem propriedades intermediárias entre as dos hidretos iônicos e dos hidretos covalentes moleculares.
As temperaturas de ebulição do NH3, HF e H2O são maiores que a dos hidretos situados abaixo na tabela periódica. Esses hidretos, no estado líquido, apresentam pontes de Hidrogênio intermoleculares relativamente fortes e que são maiores paraos elementos mais leves da série.
A nomenclatura dos hidretos dar-se através da junção da palavra "hidreto" com o nome do elemento que acompanha o Hidrogênio. Porém, quando este possui mais de um nox, devemos utilizar algarismos romanos para determinar qual o estado de oxidação.
*Exemplos: HMg2 - Hidreto de Magnésio, FeH2 - Hidreto de Ferro (II) e FeH3 - Hidreto de Ferro (III).
Existem...
tracking img