Hidreletricas e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Teuto-Brasileiro sobre “Energias Renováveis” Berlim, 2 e 3 de junho de 2003
Perspectivas do uso da energia hidrelétrica no Brasil. Pequenas represas podem ajudar a evitar problemas sociais e ecológicos ?

Hidrelétricas e Sustentabilidade
Andréa Zhouri (PhD), Universidade Federal de Minas Gerais
1

‘cada vez que se constrói uma barragem, é uma terra nova que se cria, com novosecossistemas, dos quais não se conhece o comportamento’ Aziz Ab’Saber (1996)

Um dos primeiros registros escritos do termo ‘Desenvolvimento Sustentável’ remete ao documento chamado World Conservation Strategy, publicado em 1980 pelas organizações IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e WWF (Fundo Mundial para a Natureza) sob os auspícios das Nações Unidas. Somamos, portanto, duas décadasde intensos debates e embates internacionais não só sobre o conceito, mas sobretudo sobre metas, critérios e indicadores para alcançar o desenvolvimento sustentável na prática. Em síntese, o conceito de desenvolvimento sustentável assenta-se sobre o tripé Ecologia, Economia e Eqüidade. Pretende conciliar as dimensões irreconciliáveis do paradigma desenvolvimentista clássico, apresentando-se comouma nova ideologia/utopia do desenvolvimento (Ribeiro, 1991). Contudo, como nos apontam o sociólogo alemão Wolfgang Sachs (1993) e o antropólogo brasileiro Gustavo Lins Ribeiro (1991) dentre outros, o conceito de desenvolvimento tem apresentado historicamente uma enorme capacidade flexível, reformulando-se, moldando-se e soldando-se às circunstâncias históricas específicas através de inúmerasadjetivações. Como significante flutuante, desenvolvimento assume significados diferentes de acordo com as exigências de determinada época, bem como os divergentes interesses dos grupos sociais envolvidos (i.e. desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento humano, dentre outros). O conceito de desenvolvimento sustentável parece confirmar tal formulação. Para alguns,desenvolvimento sustentável apresenta-se como um novo paradigma de desenvolvimento, enquanto que para outros ele apenas reveste o ‘velho desenvolvimento’ com uma retórica ecológica e social. O fato é que, a rigor, passadas duas décadas de discussão, não há consenso real sobre o significado de desenvolvimento sustentável e menos ainda quanto as formas de implementá-lo. Os interesses que defendem as esferasecológica, econômica e da justiça social ainda o fazem de seus lugares específicos, apesar de iniciativas em contrário. Isso torna-se evidente nas discussões que envolvem a produção, o fornecimento, e o consumo de energia, sobretudo nos debates acerca da construção de novas hidrelétricas.
1

Este trabalho é fruto de reflexões e experiências desenvolvidas no âmbito do GESTA - Grupo de Pesquisas emTemáticas Ambientais que coordeno junto ao Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG. Sou grata à cooperação da equipe de trabalho, e particularmente à Dr Klemens Laschefski por sua valiosa contribuição a este trabalho e à Marcos Zucarelli, Raquel Oliveira e Frederico Wagner Lopes pela colaboração no levantamento dos dados e organização de mapas e figuras.

1

Para os economistas doFórum Econômico Mundial (Environmental Sustainability Index, Suíça: 2000 e 2001) auto-intitulados Global Leaders for Tomorrow Environment Task Force (algo como ‘Líderes Globais Para o Meio Ambiente de Amanhã’), o nível de produção de energia hidrelétrica de um país constitui-se como um indicador de sustentabilidade ambiental em comparação com outras fontes de energia, tais como a energia nuclear, porexemplo. Tal afirmação no contexto da sociedade brasileira pode contribuir para a crença de que o país caminha no sentido da sustentabilidade ambiental uma vez que 93% da energia aqui consumida provém de fonte hidrelétrica. Assim, a partir de um certo discurso pretensamente ambiental promove-se, genericamente, a energia hidrelétrica como energia ambientalmente ‘mais limpa’. São 494 projetos de...
tracking img