Hidrelétrica

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
2 - Impactos Ambientais e Sociais da Geração Hidrelétrica
O processo de aprovação de uma usina hidrelétrica junto aos órgãos competentes é complexo, geralmente lento e conflitante no que diz respeito às partes diretamente interessadas ou afetadas. Os interesses econômicos fazem um esforço extraordinário para obterem as licenças, de forma a apressar o início das obras, mas vários entraves acabamse apresentando.
Essa confusão de órgãos do governo, audiências publicas e população, acaba por desviar a atenção dos reais problemas relacionados aos impactos ambientais. Sobre a importância desses impactos cita Caubet et al: "Ocorre que identificar, analisar, qualificar e resolver os problemas ambientais tornou-se uma questão crucial".
O primeiro impacto que se nota está relacionado com achegada da empresa construtora ao local da obra e a montagem do canteiro. O aumento súbito da população pelos trabalhadores acarreta vários problemas como um acréscimo na produção de lixo e esgoto sanitário, aumento na circulação de máquinas pesadas que danificam as vias e modificam as características do trânsito local, crescimento da violência urbana, entre outros. A supressão da vegetação nativa,para ocupação da área, é também um grave problema. Por outro lado, há um crescimento das atividades econômicas por conta desse incremento populacional em regiões onde muitas vezes não existe nem energia elétrica.
Há também o impacto relacionado com as populações atingidas pelo alagamento das propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades inteiras. Podem-se incluir neste contexto os impactospelas perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas, locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais que muitas vezes vivem isoladas.
Deve-se salientar que os deslocados não são os únicos atingidos pela construção de uma barragem, pois pessoas que moravam em outro lugar e apenas trabalhavam no local da barragem também devem serconsideradas atingidas. Empregados de áreas inundadas, empresas transportadoras que trafegavam pela cidade, arrendatários de terras, todas essas pessoas terão que procurar outra forma de sobrevivência.
Existem problemas também relacionados à criação física da barragem. De uma hora para outra, a floresta se transforma em um lago. Essa mudança radical do ecossistema, se não for conduzida de maneiracorreta, tende a comprometer negativamente a flora e fauna local.
A submersão provoca a morte de árvores e plantas, e sua decomposição no fundo dos lagos, libera gases causadores do efeito estufa como gás carbônico(CO2) e metano (CH4). Além disso, os restos de troncos e galhos podem prejudicar o funcionamento das próprias usinas.
Muitas espécies de animais acabam fugindo de seu habitat natural durantea inundação. A estimativa, para este caso, é de que apenas 1% das espécies sobreviva a esta mudança.
Já a ictiofauna sofre um impacto ainda maior por ter na barragem um obstáculo artificial ao fluxo natural da correnteza do rio. A conseqüência pode ser a proliferação desordenada de determinadas espécies e a extinção de outras. Outro fator está relacionado àquelas espécies que necessitam subir orio para a desova e que, agora, precisam transpor uma barreira composta pela barragem da usina.
Soma-se a estes impactos, a eutrofização das águas do reservatório pela adição em excesso, de matéria orgânica, que aumenta a proliferação de microorganismos e algas, podendo acarretar conseqüências também para o homem como doenças relacionadas à água. Por fim, a criação do lago pode gerar uma mudançano micro clima local, com alteração da temperatura, umidade e do ciclo das chuvas.
Em algumas situações o turismo também pode ser afetado, pois além da perda da fauna e flora, as barragens e seus lagos, também destroem paisagens de rara beleza. Alguns exemplos são: Itaipu que inundou o Salto das Sete Quedas; Itá que inundou o Estreito do Rio Uruguai; e Barra Grande que inundou o Cânion dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrelétrica
  • hidreletrica
  • Hidrelétrica
  • Hidrelétricas
  • Hidrelétricas
  • Hidreletricas
  • Hidreletrica
  • Hidrelétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!