Hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ITABIRANA DIFUSORA DO ENSINO COLÉGIO COMERCIAL ITABIRANO ESCOLA TÉCNICA FIDE

Hidráulica e Pneumática - Filtros
Prof. Diego Fellipe R. da Silva E-mail: dfellipe@fide.com.br

FILTROS HIDRÁULICOS
2

Todos os fluidos hidráulicos contêm uma certa quantidade de contaminantes. A necessidade do filtro, no entanto, não é reconhecida na maioria das vezes, pois o acréscimo destecomponente particular não aumenta, de forma aparente, a ação da máquina.

3

Mas o pessoal experiente de manutenção concorda que a grande maioria dos casos de mau funcionamento de componentes e sistemas é causada por contaminação. As partículas de sujeira podem fazer com que máquinas caras e grandes falhem.

4

Figura 1: Filtros hidráulicos Boshc Rexroth.

5

A CONTAMINAÇÃO INTERFERE NOSFLUIDOS HIDRÁULICOS
A contaminação causa problemas nos sistemas hidráulicos porque interfere no fluido, que tem quatro funções. Transmitir energia. Lubrificar peças internas que estão em movimento. Transferir calor. Vedar folgas entre peças em movimento.

6

Figura 2:Válvula com orifício vedado por sujeira.
7

A contaminação interfere em três destas funções. Interfere com a transmissão deenergia vedando pequenos orifícios nos componentes hidráulicos. Nesta condição, a ação das válvulas não é apenas imprevisível e improdutiva, mas também insegura.

8

Devido à viscosidade, atrito e mudanças de direção, o fluido hidráulico gera calor durante a operação do sistema. Quando o líquido retorna ao reservatório, transfere calor às suas paredes. As partículas contaminantes interferemno esfriamento do líquido, por formar um sedimento que torna difícil a transferência de calor para as paredes do reservatório.
9

Provavelmente, o maior problema com a contaminação num sistema hidráulico é que ela interfere na lubrificação. A falta de lubrificação causa desgaste excessivo, resposta lenta, operações não-sequenciadas, queima da bobina do solenóide e falha prematura do componente.10

Figura 3: Interações entre os corpos e partículas.

11

A ESCALA MICROMÉTRICA

12

Um mícron é igual a um milionésimo de um metro, ou trinta e nove milionésimos de uma polegada. Um único mícron é invisível a olho nu e é tão pequeno que extremamente difícil imaginá-lo. Para trazer o seu tamanho mais próximo da realidade, alguns objetos de uso diário serão medidos com o uso daescala micrométrica.

13

Um simples grão de sal refinado mede 100 mícron.

14

O diâmetro médio de um fio de cabelo humano mede 70 micra.

15

25 micra correspondem a aproximadamente um milésimo de polegada.

16

Tabela 1: Dimensões relativas de algumas substâncias em Microns e Polegadas.
17

Tabela 2: Dimensões de algumas folgas típicas de Componentes Hidráulicos.
18 O menor limite de visibilidade para o olho é de 40 micra. Em outras palavras, uma pessoa normal pode enxergar uma partícula que mede 40 micra, no mínimo. Isto significa que, embora uma amostra de fluido hidráulico pareça estar limpa, ela não está necessariamente limpa. Muito da contaminação prejudicial em um sistema hidráulico está abaixo de 40mícron.
19

Figura 4: Tipos de contaminação.
20 ELEMENTOS FILTRANTES

21

A função de um filtro é remover impurezas do fluido hidráulico. Isto é feito forçando o fluxo do fluido a passar por um elemento filtrante que retém a contaminação. Os elementos filtrantes são divididos em tipos de profundidade e de superfície.

22

ELEMENTOS DE FILTRO DE PROFUNDIDADE Os elementos do filtro de profundidade forçam o fluido a passar através deuma espessura apreciável de várias camadas de material. A contaminação é retida por causa do entrelaçamento das fibras e a consequente trajetória irregular que o fluido deve tomar.

23

Os papéis tratados e os materiais sintéticos são usados comumente como materiais porosos de elementos de filtro de profundidade. filtro_profundidade.pdf

24

Figura 5: fluxo no filtro de profundidade....
tracking img