Hibridacao somatica em plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIBRIDAÇÃO SOMÁTICA EM PLANTAS

A cultura de soja, trigo e arroz cresceu devido à melhoria das condições de cultivo. O maior avanço foi com relação ao aprimoramento dos métodos de seleção que permite maior aproveitamento da variabilidade genética.
A germoplasma selvagem (caracteres do tipo vigor e resistência a doenças) para esses avanços foi pequena em espécies não domesticadas, embora teveum grande impacto na produção de cana-de-açúcar. O sucesso do algodão e do tomate não seria possível, se não fosse pela introdução de genes oriundos de espécies selvagens. A batata, por exemplo, esta entre as culturas que se beneficiaram do germoplasma exótico.
A intensão é expandir a variabilidade genética através da exploração do germoplasma selvagem pela hibridação sexual (interespecífica ouintergenérica). A hibridação interespecífica tem sido muito utilizada e seu sucesso depende da afinidade das relações filogenéticas entre as espécies envolvidas, esta afinidade vai determinar a fertilidade dos híbridos e seu potencial em programas de melhoramento genético. Sucessivas gerações de retrocruzamento com o parental cultivado são conduzidas no sentido de introgredir a característicaselvagem no parental recorrente a fim de recuperar a performance da espécie comercial. Esse método e limitado em certas espécies por incompatibilidade: cruzamentos incompatíveis ou formação de zigoto porem abortivo, para contornar esse problema implica a excisão do embrião imaturo e o seu posterior desenvolvimento in vitro, esse resgate tem facilitado a incorporação de genes exóticos na cultura dabatata, incluem também procedimentos biotecnológicos. Transformação genética tem sido vantajosa, quando se dispõe das sequencias do DNA. Quando genes de interesse forem identificados e clonados em um vetor, permitindo a produção de plantas transgênicas. Ainda são poucos os genes que esse tem disponíveis, correspondem a DNAs de tamanho grande que dificulta sua clonagem e transferências.
Avanços depesquisa sobre cultura de tecidos, especialmente os de regeneração de plantas a partir de protoplastos tem possibilitado a introgressão de genes a partir da fusão de células somáticas, resultados um amplo espectro de híbridos com respeito a sua constituição nuclear tem sido produzida. A hibridação somática oferece a oportunidade de se combinar citoplasmas diferentes, essas combinações não podem serproduzidas por hibridação sexual pois o citoplasma materno e preferencialmente herdado. Avanços na tecnologia de fusão possibilita a fragmentação do núcleo antes da fusão.

ISOLAMENTO E CULTURA DE PROTOPLASTOS VEGETAIS
Protoplastos são células desprovidas da parede celular. A remoção da parede se faz mediante o tratamento enzimático (uma mistura de enzimas capazes de degradar individualmente àcelulose, a pectina, a hemicelulose ou outros polissacarídeos) componentes da parede celular.
Protoplastos podem ser isolados de tecidos vegetais como o mesófilo foliar, de tecido cotiledonar, hipocotíledonar, de raízes e também de calos e suspensões celulares.
A capacidade de regeneração e avaliada através de experimentos preliminares, a condição da planta doadora também e importante. O tecidodeve ser cortado em fatias e plasmolizado em solução salina, essa solução deve ser preparada contendo um estabilizador osmótico (a base de açúcares, como o manitol e a sacarose), para impedir o rompimento da membrana ou a saída de agua excessiva de agua. Após a lavagem enzimática, a mistura sofre lavagens na mesma salina, seguidas de centrifugações brandas. Logo após ocorre a avaliação davariabilidade das dos protoplastos usando corantes vitais fluorescentes.
O cultivo de protoplastos e feita em meio a culturas rica em componentes orgânicos e inorgânicos. Suplementado com fitorreguladores e concentrações de polissacarídeos que serve como estabilizadores osmóticos. Protoplastos embebidos em agarose são mais densos, pois estão imobilizados. Cultura em agarose tende a se desenvolver mais...
tracking img