hhuuhhu

1088 palavras 5 páginas
Impulsionar o consumo interno
A China vem tentando deslocar o seu eixo de crescimento dos investimentos e da exportação para o consumo interno. “O modelo baseado em exportação e investimento está encontrando limites para manter sua taxa de crescimento, com a crise fora e, internamente, já tem muita infraestrutura lá”, disse Tony Volpon, chefe de pesquisa para mercados emergentes do Nomura. O desafio deles é criar demanda para a capacidade que está sendo produzida, situação um pouco inversa à brasileira, segundo Campos Neto.
O problema político é a parte mais complicada dessa transição do modelo de investimentos para o de mais consumo interno, segundo Volpon. A transição para o modelo mais baseado em consumo é “difícil e lenta” e precisará enfrentar ideias que tem sustentação politica no modelo atual, segundo o chefe de pesquisa. “Convencer a elite é difícil”, afirmou.
Uma forma que o Estado tem para estimular as famílias a pouparem menos e consumirem mais é fornecer mais e melhores serviços de saúde, educação, aposentadorias, entre outros. Desenvolvimento do interior
O avanço econômico chinês acontece principalmente no litoral, o que ainda é um problema, segundo Stunkel. “Agora, a estratégia do governo é levar o desenvolvimento econômico para o interior. Há grande desequilíbrio”, disse. Além disso, na China não é tão fácil migrar de uma região para outra. “Agora o governo tenta levar indústrias para regiões menos desenvolvidas, para aliviar essa pressão migratória, nesse momento o foco é equilibrar um pouco, espalhar o avanço econômico para o país inteiro”, disse.
Poluição
“Temos 250 protestos em massa por dia na China, muitos contra a corrupção, mas a segunda causa principal são os danos ao meio ambiente”, afirmou Stunkel. Apesar de o país ter grandes avanços em tecnologia limpa, a poluição é um grande problema, segundo o professor.
Desde os anos 90, a China é o maior consumidor de fertilizantes nitrogenados do mundo, que poluem e deterioram o solo.

Relacionados