hhhjtyjj

5417 palavras 22 páginas
ARIEL
CASE STUDIES
PUBLICADO NA
REVISTA BRASILEIRA DE MANAGEMENT
ANO III - NÚMERO 18

NOVEMBRO/DEZEMBRO 1999 ·
· JANEIRO/FEVEREIRO 2000

CASE STUDIES - REVISTA BRASILEIRA DE MANAGEMENT
ANO III – NÚMERO 18
NOVEMBRO/DEZEMBRO 1999 · JANEIRO/FEVEREIRO 2000

UM CONCORRENTE PREMIUM NO SEGMENTO DO SABÃO EM PÓ
A história da P&G teve início em 1837, quando William Procter e James Gamble criaram, na cidade Americana de Cincinnati, Estado de Ohio, uma pequena fábrica de sabões. A indústria modesta deu origem a um gigante mundial no setor de higiene e limpeza. Hoje, a empresa está presente em mais de 140 países, com faturamento global de U$ 37,5 bilhões.
P&G começou a atuar no Brasil em 1988, com a aquisição da Perfumarias Phebo S.A. As primeiras operações concentraram-se nas fábricas de Belém - PA, Feira de Santana - BA e São
Paulo - SP, onde os produtos da antiga Phebo eram fabricados. Logo após a aquisição a empresa iniciou a introdução gradual de suas marcas globais no mercado brasileiro: Pert Plus no segmento de xampus e Pampers no segmento de fraldas descartáveis.

Em 1993, a P&G adquiriu duas marcas locais no segmento de absorventes femininos: Ela e Livre & Atual. Com isso, a P&G pôde introduzir no Brasil sua tecnologia internacional na área de absorventes. Alguns produtos com décadas de tradição, como Hipoglós, a linha Vick e Metamucil, também passaram a ser comercializados pela P&G, que consolidou as marcas, reforçando sua participação no mercado de medicamentos que não necessitam de receituário médico.

P&G
Em 1995, a P&G iniciou a consolidação de suas fábricas, transferindo a produção de fraldas descartáveis de
Tamboré - SP e de absorventes de Itaquaquecetuba - SP para a nova unidade fabril inaugurada na cidade de Louveira - SP. Esse processo foi concluído em 1997 com a transferência da produção de xampus e condicionadores, que era realizada na cidade de São Paulo, para a nova fábrica de Louveira.
Ao entrar no mercado brasileiro,

Relacionados