Hhhhhhhhhhh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia:
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/germany/index_pt.htm
http://www.ibge.gov.br/paisesat/
http://www.brasilescola.com/geografia/alemanha.htm

Alemanha
A Alemanha se localiza no oeste da Europa, sua capital é Berlim. Seu território tem 357.120 km² sua população total(2011) é de 82.162.512 habitantes, o seu PIB é de (2010): 3.280.334 milhões de US$. Sua moedaé o Euro.
ALEMANHA - País localizado no centro-norte da Europa. É conhecido pelas denominações: Deutschland (em alemão), Germany ou Germania (em inglês e italiano), Allemagne, Alemania, Alemanha (em francês, espanhol e português). Em Deutschland, vê-se o sufixo - and (terra) e o elemento Deutsch, que vem de Teutsch (teutos, teutões), designativo de um povo germânico que habitou a região.
EmGermany e Germania, há o elemento Gehrmann ou Wehrmann, que em alemão significa "homem de guerra, homem de lança". Há em latim a palavra germani, "irmãos", pois os romanos acreditavam que os bárbaros germânicos fossem um povo irmão dos gauleses.
Em Allemagne, Alemania, Alemanha, existe a denominação gótica para os germânicos, alamans, que foi latinizado como alamanni ou alemanni. Em Alamans estãoos elementos all (todos) e mann (homem), significando "todos os homens", uma referência a várias tribos reunidas.
Até onde se sabe, a região onde está localizada a Alemanha foi ocupada por povos germânicos, segundo informou Píteas de Massília, por volta da segunda metade do Século IV a.C. Mas só em fins do Século II a.C. estes povos travaram contato com o mundo greco-romano, quando teutõesdesceram no rumo sul, tentando invadir as terras romanas localizadas no norte da atual Itália. Foram rechaçados nas batalhas de Aquae Sextiae e Vercellae (102-101 a.C.). Júlio César reuniu legiões para combater os germânicos que ameaçavam a Gália e, para isso, cruzou o Reno, que era uma espécie de limite entre o mundo latino-mediterrâneo e o nórdico-germânico.
O imperador Augusto tentou conquistar osgermânicos chefiados por Hermann (ou Armínio, na grafia latina) e foi derrotado. Por conta deste feito, Hermann é considerado o primeiro herói alemão. Posteriormente, Druso e Tibério expandiram as fronteiras romanas até o Danúbio e atingiram o Elba, mas não chegaram a incorporar aquele território ao império. De qualquer forma, uma boa parte da Alemanha esteve sobre o domínio romano, como, porexemplo, Colônia, Augsburgo e outras cidades próximas, onde foram encontrados indícios arqueológicos da presença de Roma.
A partir do Século II, a pressão das tribos germânicas sobre os domínios romanos foi aumentando. Até o Século IV, três imperadores perderam a vida em campanhas contra os bárbaros germânicos. Com o enfraquecimento do império romano, os teutos foram empurrando as suas fronteiras cadavez mais além do Danúbio. Nos Séculos IV e V, as tribos germânicas dos alamanos, bávaros, franconianos, saxões e turíngios expandiram mais ainda seus territórios. Entre o Século VI e IX, um estado franco merovíngio foi estabelecido naquelas terras, sob os reinados de Clóvis a Carlos Magno. Iniciou-se por esta época a cristianização das tribos germânicas e o estabelecimento de mosteiros em váriasregiões. No reinado de Carlos Magno, em fins do Século VIII, início do IX, os saxões foram vencidos e convertidos à religião cristã. Com o esfacelamento do império carolíngio, a partir do Tratado de Verdun, surgiram diversos reinos na Germânia. Iniciava-se ali um feudalismo robusto, envolvendo ducados e principados germânicos, que surgiam a partir do desmembramento territorial, como conseqüência departilhas sucessoriais e invasões de eslavos, normandos e nórdicos.
Em 919, Henrique I, o Passarinheiro, duque da Saxônia, inicia uma dinastia saxônica. Otto I, seu descendente, funda o Sacro Império Romano-Germânico, em 962. A partir de 1024, Conrado II inicia a dinastia tranconiana, que determinava a submissão da Igreja ao imperador. O poder papal resistiu e na Dieta de Worms, em 1122,...
tracking img