Hhhh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNOS COM DÉFICIT INTELECTUAL: O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


RESUMO: O projeto teve início no ano letivo de 2007 e contou com a colaboração de seis estagiárias do quinto ano de Psicologia do Cesumar Estágio Supervisionado de Psicologia Escolar, dando seguimento no ano letivo de 2008, com um novo grupo de seis estagiárias. O objetivo foi promover a inclusãode alunos com déficit intelectual (APAE de Maringá) nas séries iniciais do ensino fundamental, através do estabelecimento de parcerias com escolas públicas e privadas e contribuir para formação de professores e a equipe técnica pedagógica das escolas parceiras para enfrentar o desafio da inclusão no contexto educacional. Adotamos como referencial teórico o documento preliminar de 2006 sobre asdiretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos, que indica a prática da inclusão responsável como um desafio a ser enfrentado pelas instituições especializadas e as escolas regulares, como uma nova forma de repensar e reestruturar as estratégias educativas e criar oportunidades efetivas de acesso para alunos com déficit intelectual às salas do ensino comum,garantindo as condições indispensáveis para que possam manter-se na escola e aprender. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica referente ao tema inclusão, em conjunto com, observações no contexto escolar e intervenções práticas com professores, equipe técnico pedagógica, alunos e pais. Buscamos conhecer como se processa a aceitação desses alunos, tanto por parte de professores, colegas de classe,coordenadores pedagógicos e outros elementos que fazem parte do contexto escolar. O projeto encontra-se em andamento, portanto os resultados são parciais.

Palavras-Chave: Inclusão; Alunos; Contexto Escolar.
1

INTRODUÇÃO Segundo dados do documento preliminar (2006) sobre as Diretrizes Curriculares da Educação Especial Para a Construção de Currículos Inclusivos, considera-se a existência depelo menos, três tendências sobre o modo de pensar e praticar o processo de inclusão, nos sistemas educacionais, que diferem em natureza, princípios e formas de concretização: (1) A inclusão condicional, (2) A inclusão total ou radical e (3) A inclusão responsável.
1

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. g_marutti@yahoo.com.br; greice.scatambulo@bol.com.br;leila.romao@hotmail.com; lorenasboccato@hotmail.com; paula_carioca@hotmail.com; thalitacrocetta@gmail.com; ²Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR- Maringá PR. Supervisora do Estágio Supervisionado de Psicologia Escolar. yararomano@cesumar.br.

Na inclusão responsável, o desafio é enfrentado como uma nova forma de repensar e reestruturar políticas eestratégias educativas, de maneira a não apenas criar oportunidades efetivas de acesso para crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, mas, sobretudo, garantir condições indispensáveis para que possam manter-se na escola e aprender. Adota-se como referencial filosófico dessa política a idéia de que “a Inclusão Educacional é mais que a presença física, é muito mais que aacessibilidade arquitetônica, é muito mais que matricular alunos com deficiência nas salas de aula do ensino regular, é bem mais que um movimento da educação especial, pois se impõem como um movimento responsável que não pode abrir mão de uma rede de ajuda e apoio aos educadores, alunos e familiares”. (EDLER CARVALHO, 2004). Em consonância com esses princípios é que as acadêmicas do Estágio Supervisionado dePsicologia Escolar se propuseram a dar continuidade em 2008, às ações desenvolvidas no projeto de inclusão responsável, já iniciado no ano letivo de 2007, com o objetivo de promover a inclusão de alunos da APAE nas séries iniciais do ensino fundamental através do estabelecimento de parcerias com escolas estaduais, municipais e privadas e contribuir para a formação de professores e equipe...
tracking img