hheeeee

3493 palavras 14 páginas
3ª aula de Economia Política Objetivos:
- Desenvolver um pensamento crítico com relação aos dados e às informações econômicas, colaborando para a formação da cidadania.
- Desenvolver um pensamento crítico com relação aos dados e às informações econômicas, colaborando para a formação da cidadania.
- Analisar a interdependência entre necessidade humana – escassez – problemas econômicos

Bibliografia

SANDOVAL, A. M. e PINHO, B. D. Manual de economia. Equipe de professores da USP. São Paulo: Saraiva, 2005.

2. OBJETO DA CIÊNCIA ECONÔMICA. A LEI DA ESCASSEZ

"Os recursos são limitados e as necessidades humanas são ilimitadas."
Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos disponíveis a cada sociedade.
Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis, trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas, etc.), fossem combinados irracionalmente para a produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres"(são aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano. Sua principal característica é a de não possuírem preço) . Bastaria fazer um perdido e, pronto, um carro apareceria de graça.
Na realidade, ocorre que a escassez de recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos" (os bens econômicos são relativamente escassos e supõem a ocorrência do esforço humano na sua obtenção. Tais bens apresentam como característica básica o fato de terem preço). Por exemplo: as jazidas de minério de ferro são abundantes, porém, o

Relacionados

  • hheeeee
    378 palavras | 2 páginas