hgjhgk

935 palavras 4 páginas
Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acúmulo de riquezas.
A ideologia capitalista é baseada na idéia de um mercado livre.
Onde o que vale é a lei da oferta e da procura.
Por exemplo: se existe muitas pessoas querendo comprar um produto ele pode se valorizar, e o contrario também ocorre.
Outra característica do capitalismo é que ele tem assalariados.
Você ganha dinheiro para trabalhar, já no feudalismo você ganha casa e comida.
Um assalariado escolhe a empresa que quer trabalhar.
Este sistema também possuí o capital privado, ou seja a pessoa pode ter a posse da propriedade privada.
Consumo e produção econômica individualista, privada, ou com fins lucrativos.
A moeda substituindo a troca de bens ou objetos.
Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo.
Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social
.O comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral, ou seja, ninguém tem direito a possuir propriedade de modo comercial ao estilo economia de mercado. Parte da convicção que a causa dos

Relacionados