hgjhb

1081 palavras 5 páginas
PSICOLOGIA B – 12º ANO

TEXTO DE APOIO
ASSUNTO: Piaget
Piaget apresenta uma teoria que privilegia o aspecto cognitivo do desenvolvimento, encarado como processo descontínuo, uma evolução por 4 estádios que correspondem a uma progressiva adaptação ao sujeito ao meio.
As grandes questões a que Piaget tenta responder são:
Como se desenrola o desenvolvimento cognitivo?
Como se constrói o pensamento?
Como se processa o conhecimento?
Piaget defende uma posição que não é nem inatista (o património genético é determinante), nem empirista (tudo advém do meio). Incorpora elementos destas duas correntes dando ao sujeito um papel activo na construção do conhecimento e do desenvolvimento. Defende uma posição construtivista/interaccionista: as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age, interage com o meio. Recusa assim o papel passivo a que o sujeito estava remetido nas anteriores correntes.

Em esquema:
Behaviorismo

Gestaltismo

As estruturas que organizam o conhecimento do mundo são inatas, não aprendidas.
Construtivismo

As estruturas que permitem o conhecimento e a interpretação do mundo, são aprendidas/adquiridas. As estruturas que permitem o conhecimento e a acção sobre o mundo são produto da interacção sujeito-meio.

Carácter inato

Interacção inato-adquirido Carácter adquirido Conceitos chave da teoria de Piaget:

Esquemas

Padrões de comportamento e de pensamento que organizam a interacção entre sujeito e meio. São padrões de acção e estruturas mentais que, organizando a nossa experiência, estão envolvidas na aquisição de conhecimentos. A criação dos esquemas é possível pela interacção entre sujeito e meio e devido a duas actividades complementares: assimilação e acomodação.

Assimilação

É o processo mental que consiste em integrar novas informações nos esquemas já existentes.
Permite a compreensão de novos objectos, situações e ideias mediante esquemas que já

Relacionados