Hgjdfdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

JORDÂNIA MARIA DAMSCENO

SISTEMAS OPERACIONAIS PORTÁTEIS: ANDROID

FORTALEZA (CE)
2012
JOSÉ SOARES DA SILVA JÚNIOR
NILTON DE MORAIS REBOUÇAS JÚNIOR

SISTEMAS OPERACIONAIS PORTÁTEIS: ANDROID

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FaculdadeFAMETRO – Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

FORTALEZA (CE)
2012
SUMÁRIO

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
2 PROBLEMATIZAÇÃO 5
3 OJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivos Específicos 6
4 JUSTIFICATIVA 7
5 REFERÊNCIAL TEÓRICO 8
6 METODOLOGIA 10
7 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 12

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Sem software, um computador é basicamente um inútil amontoado de metal. Comsoftware um computador pode armazenar recuperar e processar informações (Andrew Tanenbaum, 2000). Existem inúmeros softwares computacionais, mais somente um é o que dá vida e funcionamento a um computador, fazendo-o deixar de ser um amontoado de partes físicas interligadas entre si e transformando-o em uma máquina que pode ser operada. Esse sistema é chamado de sistema operacional, ele controlatodos os recursos do computador e fornece a base sobre o qual os outros aplicativos serão desenvolvidos. Ele é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada e está sempre em execução até que a máquina seja desligada. Ele faz ocontrole de todos os outros softwares instalados na máquina.
Existem inúmeros tipos de sistemas operacionais, e eles variam entre si de acordo com a sua aplicabilidade, mais todos tem a mesma função. Uns foram desenvolvidos para computadores, outros para dispositivos portáteis, outros para robôs, e assim toda máquina operante precisa de um sistema operacional. Nos dispositivos portáteis, destacamos autilização em celulares (smarthphones) e tablets (Dispositivo portátil em formato de prancheta).
Hoje em dia, existem diversos sistemas operacionais para dispositivos portáteis e junto com a evolução, chegaram também as empresas querendo ganhar o seu espaço na guerra da mobilidade, lançando assim cada uma o seu próprio sistema. Dentre eles temos: o IOS da Apple, o Android da Google, o Palm Osda Palm, o Symbian da Nokia e o Windows Mobile da Microsoft.
Trataremos em especifico do Android da Google, que é um sistema operacional portátil que foi desenvolvido sob um núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gestãodo produto e engenharia de processos.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

O Android é uma plataforma bem sucedida, só que ele também tem seus problemas, isso é fato. E esses problemas podem acabar com a plataforma tão rápido quanto foi seu crescimento.
O maior problema do sistema atualmente está na fragmentação: o fato é que muitos aparelhos rodam versões antigas do sistema e os fabricantes dessesaparelhos não tem interesse em lançar atualizações. Apesar do mesmo já estar em uma versão bem superior, a maioria absoluta dos aparelhos estão com seus sistemas desatualizados e inclusive muitos aparelhos novos ainda são fabricados com essas versões antigas.
Mas a fragmentação conta apenas parte da história. Os fabricantes gostam de ter liberdade para personalizar seus aparelhos, afinal é preciso criarum diferencial, uma marca, ou o mercado fica estagnado. A fragmentação acaba sendo apenas uma consequência dessa personalização, já que a cada atualização do sistema é necessário portar os aplicativos do sistema para essa nova versão, fazer testes e otimizações que acabam consumindo recursos que poderiam ser usados para o desenvolvimento de novos aparelhos. Ou seja, se o Android fosse uma...
tracking img