hgfhgfhgf

803 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que surgiu na Europa do século XV até o final do século XVII. O mundo medieval foi substituído por novas organizações políticas, culturais e econômicas. O objetivo era enriquecer os Estados Nacionais Modernos. Esse período caracterizou-se na intervenção do estado na economia.

O MERCANTILISMO

Durante quase três séculos o mercantilismo foi a principal prática econômica na Europa, era um conjunto de ideias que considerava a riqueza do estado baseada na quantidade de capital. A origem de tal prática vem do momento em que a Europa passava por uma escassez de metais preciosos, então a saída foi acumular as riquezas através do comércio com o objetivo de fortalecer o estado e consequentemente o enriquecer a burguesia que estava ligada ao rei, esse sistema recebeu uma série de características para atender a essas necessidades.

• Principais características:

1º Metalismo: era o acumulo de metais preciosos como ouro e prata dentro do país, o que na época significava que o país era mais rico, quanto mais metais preciosos acumulassem, mais ricos seriam.
2º Balança comercial favorável: chamada também de colbertismo (recebeu este nome por causa de Jean-Baptiste Colbert, foi o principal impulsionador das ideias mercantilistas na França) o país exportava mais do que importava. Essa balança consistia na comparação do desenvolvimento de dois estados.
3º Colonialismo: era à política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo.
4º Protecionismo Alfandegário: era a proteção das economias internas, para obter mais lucros. O governo criava mais taxas e impostos evitando a importação.

Cada estado tinha a sua forma de exercer o mercantilismo. Os espanhóis exportavam metais preciosos das colônias da América e isso

Relacionados