hgfhgfh

1544 palavras 7 páginas
HIDROMETRIA
Trabalho avaliativo apresentado ao docente Marconi Batista Teixeira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde (IFGoiano), como parte das exigências de obtenção de nota da disciplina de Hidráulica II. Discente:

1. HIDROMETRIA

Com o passar dos anos, a necessidade de cuidado com o usa da água tem-se intensificado de maneira tal que uma das maiores preocupações mundiais atuais se referente ao mau uso da água e desperdícios dos meios em geral. Com isso, tem aumentado também a necessidade de adotar medidas e técnicas que visem um melhor aproveitamento de forma que todos possam ter o acesso necessário e “suficiente” a este bem indispensável para a vida. Para isso é necessário o conhecimento geral desde o início do Ciclo da água, ao “comportamento dos rios, suas sazonalidades e vazões, assim como os regimes pluviométricos das diversas bacias hidrográficas, considerando as suas distribuições espaciais e temporais” (PEREIRA, 2003). A Hidrometria surge então por meio da hidrologia aplicada, onde suas principais características é a analises das propriedades físicas e químicas da água, incluindo métodos de medição de velocidade e vazão (PROSSIGA, 2003).
Um dos principais ramos da hidrometria é a fluviometria que abrange as medições de vazões e cotas de rios. Uma estação fluviométrica é composta por dispositivos de medição do nível da água (réguas linimétricas devidamente referenciadas a uma cota conhecida e materializada no terreno) instalados em uma seção do rio, em locais que ofereçam facilidades para a leitura das cotas ou medição de vazão (com fácil acesso por terra ou por barcos, próximos de pontes, etc).
A Hidrometria proporciona uma série de benefícios. Ela nos permite quantificar a vazão disponível para projetos de irrigação; controlar a vazão (volume) de água de irrigação a ser aplicada em projetos (racionalizar o uso da água), entre outros fatores que auxiliam estudos de aproveitamentos

Relacionados

  • hgfhgfh
    421 palavras | 2 páginas
  • Hgfhgfh ghfhgfh gf
    2999 palavras | 12 páginas
  • eddddd
    2861 palavras | 12 páginas