HFSDHGFHSDGF

6106 palavras 25 páginas
SKDJBF IDSBHFUBDSHUFCB IBFUIBDGFYUBGDSYUGFDYBUGFUYCHD
SDOFHC NFKNFIJDSNHJFBVHBHDBIGFNDFVHDNBFDUGFUYHDSGFYNDSHUFCBGFUDYGFY-
DVS
5 trutura: Base material ou econômica de uma sociedade ou de uma organização. Corresponde ao proletariado, que vende sua força de trabalho e garante a produção. Aqui se encontram as relações de produção.

(Ou seja, corresponde aos trabalhadores da sociedade, são eles que produzem, que trabalham e garantem o crescimento da economia da sociedade.)

Superestrutura: Corresponde à burguesia, ao Estado e às Instituições. É daqui que saem as Ideologias que garantem a dominação do proletariado.

(Resumindo, corresponde ao governo, ao capitalista [dono das propriedades, o patrão] e às instituições, [a Igreja, por exemplo]).

Quando se fala em ideologia, quer dizer idéias que garantem a dominação da infra-estrutura, ou seja, os trabalhadores não aceitam sua situação de exploração por "nada", tem algo que os domina, nesse caso são as ideologias [idéias], usadas pela superestrutura para garantir que o trabalhador aceite sua situação e não lute por uma mudança.

Classes sociais: diferencia aqueles que possuem os meios de produção daqueles que não possuem; as classes sociais estão associadas à divisão do trabalho, às relações de produção.

Marx não dá um conceito claro para classes sociais, mas outros autores a definem de acordo com o status da pessoa, poder econômico, etc.

Se diferencia das "castas" (exemplo da Índia), porque nas classes sociais existe a possibilidade de uma mobilidade social, onde os indivíduos podem mudar livremente de uma classe para outra. Já nas castas, não existe mobilidade, ela é rígida, você é incluído em uma casta de acordo com seu nascimento, depende da família a qual você procede. Lênin também fala bastante sobre esse assunto. Se diferencia também dos "estamentos", que é mais rígido que as classes (em relação à mobilidade), e mais abertas que as castas.

ESTRUTURA SOCIAL - Partindo da constatação de

Relacionados