hfgj

433 palavras 2 páginas
FRUTOS SECOS

Os “frutos secos” dividem-se em duas categorias distintas:
- As sementes comestíveis ou sementes oleaginosas, que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.);
- Os frutos desidratados que são obtidos através da secagem dos frutos frescos (uva, alperce, ameixa, ananás, figo, etc.), com a finalidade de os conservar por mais algum tempo.

De um modo geral, as sementes comestíveis são uma boa fonte de vitaminas, de alguns minerais como o cálcio e o ferro e fornecem quantidades consideráveis de ácidos gordos polinsaturados (tipo de “gordura mais saudável”), que representa em média 50% do seu peso, contribuindo para a elevada densidade calórica destes alimentos. Daí que o seu consumo deva ser regular, mas em proporções moderadas.

A nutrição e frutos secos não foram sempre considerados bons vizinhos para uma alimentação saudável. Mas isso era numa época em que toda a gordura era considerada má. Agora, graças a uma pesquisa contínua, tudo isso mudou e aqueles frutos secos que sabem tão bem são igualmente uma ótima adição a uma alimentação saudável. Os frutos secos ainda contêm 80% de gordura mas são consideradas um alimento denso em nutrientes. O que faz com que do ponto de vista nutricional, sejam alimentos saudáveis.

Isto acontece porque a elevada quantidade de gordura nos frutos secos não é saturada – o bom tipo de gordura e não o mau, que inclui gorduras saturadas e gordura (trans fat). A maioria da gordura nos frutos secos é monoinsaturada, o tipo de gordura que aumenta as lipoproteínas, o bom colesterol e não os níveis de mau colesterol.

Os frutos secos têm uma quantidade extraordinária de vitaminas e minerais – quantidades que dependem do tipo de fruto. Estas incluem vitamina B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio e cobre.

Outra forma saudável de incluir frutos secos na sua alimentação é usá-los para substituir

Relacionados

  • TESTE-CONTO
    77356 palavras | 310 páginas
  • Projeto de Extenção à Comunidade
    112795 palavras | 452 páginas